Tradição da Família Grodiski em Florianópolis atrai milhares de visitantes e ilumina a cidade com um espetáculo de luzes natalinas.
Em Santa Catarina, a casa mais iluminada do Brasil foi acesa, marcando o início das celebrações de Natal. Localizada no bairro Luiz Alves, em Florianópolis, a residência da família Grodiski brilha com 880 mil lâmpadas, um espetáculo que atrai turistas e emociona moradores da região. A tradição começou em 1996 com apenas 1.500 lâmpadas, como uma forma de criar memórias para a filha mais velha de Martim Grodiski, eletricista da família.
A cada ano, o número de lâmpadas cresce, e em 2023 não foi diferente. A preparação para a decoração começou em agosto, e, após mais de 500 horas de trabalho, as luzes foram acesas no dia 15 de novembro. As lâmpadas são vedadas para garantir que a chuva não atrapalhe o espetáculo, e o custo da energia é considerável, variando entre R$ 6 mil e R$ 6,2 mil durante a temporada de festas.
A casa atrai aproximadamente 100 mil visitantes anualmente, que podem admirar a grandiosa decoração. A conta de energia é um desafio, mas a família recebe o apoio dos vizinhos, que colaboram com doações voluntárias. No ano passado, as contribuições ajudaram a reduzir 20% da conta de energia.
A tradição da família Grodiski, mesmo enfrentando perdas significativas em 2023, continua firme. A saudade dos entes queridos não impediu que a família se unisse para manter viva a tradição e garantir que a celebração do Natal continuasse iluminando o bairro.

