Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Salvador Celebra Tradição com a Festa de Reis no Largo da Lapinha

Foto: Amanda Oliveira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

A tradicional Festa de Reis, celebrada anualmente no Largo da Lapinha, em Salvador, teve início nesta sexta-feira, 3 de janeiro de 2025, e se estenderá até segunda-feira, 6 de janeiro. Com o tema “Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador”, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição organiza uma programação especial que inclui tríduo, desfiles dos Ternos de Reis e missas solenes.

Programação Religiosa e Cultural

As celebrações aconteceram com o tríduo nos dias 3 e 4 de janeiro, às 19h, e no dia 5, às 18h, na Matriz da Paróquia. No domingo, após a missa, houve uma vitória das casas e das barracas da festa, seguida pelo tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha, mantendo viva uma tradição que simboliza a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, as atividades começaram com uma alvorada às 6h, seguida pela oração do terço às 7h30. Missas foram celebradas às 8h, em comemoração ao aniversário do Terno Anunciação, e às 11h. Às 15h, houve um momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, seguido pela apresentação do Coral da Polícia Militar às 18h. A programação foi encerrada com uma missa solene às 19h.

Significado da Festa de Reis

A Festa de Reis, ou Solenidade da Epifania do Senhor, celebra a visita dos três Reis Magos — Belchior, Gaspar e Baltazar — ao recém-nascido Jesus, simbolizando o reconhecimento de sua divindade por todas as nações. Os presentes oferecidos pelos magos — ouro, incenso e mirra — representam, respectivamente, a realidade, a divindade e a humanidade de Cristo.

Alterações no Trânsito

Devido às festividades, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) implementou alterações no trânsito na região do Largo da Lapinha para garantir a segurança dos participantes. Os motoristas foram orientados a buscar rotas alternativas durante os horários de maior movimento.

A Festa de Reis é uma das celebrações mais tradicionais de Salvador, reunindo fiéis e turistas em um evento que combina devoção religiosa e manifestações culturais, mantendo viva a herança histórica da capital baiana.