O atleta paralímpico brasileiro Alessandro Silva conquistou o tricampeonato mundial no lançamento de disco da classe F11 (cegos) na madrugada de sábado (15), no horário de Brasília, no Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris, na França.
O paulista assumiu a liderança da prova logo na sua terceira tentativa, quando lançou o disco em 44,15m, e depois não perdeu mais o primeiro lugar da disputa. No último lançamento, ampliou a distância e atingiu 45,30m, a sua melhor marca na temporada.
Alessandro já havia sido campeão mundial em Dubai 2019 e Londres 2017, e havia conquistado ouro nos Parapans de Toronto em 2015, Lima em 2019 e nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016 e Tóquio em 2020.
O atleta paralímpico, que é cego, afirmou que “o dever está cumprido” e que está “feliz em saber que o trabalho que está sendo feito tem tido bons resultados”. Ele também disse que “quem ganha a prova é a cabeça” e que, com a ajuda de psicólogos e da sua experiência, consegue competir mais calmo hoje em dia.
O Brasil é o vice-líder do quadro de medalhas do Mundial de Atletismo Paralímpico, com 32 pódios, 11 ouros, oito pratas e 13 bronzes. A China é líder, com 14 ouros, 13 pratas e sete bronzes.
Foto: Divulgação