Religioso critica ataques nas redes sociais e questiona ambiente tóxico do mundo virtual
O padre Fábio de Melo se pronunciou nesta terça-feira (20) sobre a recente polêmica envolvendo a demissão de um gerente de cafeteria em Joinville, Santa Catarina. Em um desabafo publicado em suas redes sociais, o religioso afirmou estar “a um passo de desistir” diante dos ataques que vem sofrendo desde que relatou o episódio.
A controvérsia começou quando Fábio de Melo relatou, em suas redes sociais, um incidente ocorrido em uma cafeteria, onde questionou a diferença entre o valor anunciado de um produto e o preço cobrado no caixa. O relato levou à demissão do gerente do estabelecimento, gerando uma onda de críticas tanto ao padre quanto ao funcionário.
Em seu desabafo, o padre criticou a disseminação de ódio nas redes sociais e a polarização política que, segundo ele, está por trás dos ataques:
“As pessoas querem odiar. A qualquer custo, querem odiar. Por qualquer motivo. Elas precisam eleger um foco para a manifestação de seus lados sombrios. […] A polarização política está por trás de tudo. Sempre esteve. E ninguém está realmente preocupado com a questão que atualmente foi levantada para o estímulo do ódio.”
Fábio de Melo também destacou o impacto negativo das redes sociais na saúde mental e espiritual das pessoas:
“É tão desproporcional a medida que se estabelece entre o que ‘realmente aconteceu e o ataque’ que nós chegamos à conclusão de que as pessoas não querem a verdade. Elas só querem a versão que melhor se adapta à sua necessidade de odiar. […] Não sei como você tem sobrevivido às novas versões de guerras. Eu estou a um passo de desistir. Proteja-se. Em proporções diferentes, é claro, mas você está sob a mira da mais assertiva armadilha que o Diabo criou: o mundo virtual.”
O episódio reacende o debate sobre o papel das redes sociais na propagação de discursos de ódio e na influência sobre decisões corporativas, como demissões motivadas por pressões externas. Especialistas alertam para a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre o uso responsável dessas plataformas e o impacto que elas têm na vida das pessoas.