Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

A Terra está desacelerando e os dias vão durar mais

Foto: Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Pela primeira vez em sete anos, a duração do dia está se tornando mais longa em 2023, indicando uma desaceleração no movimento de rotação da Terra. Previsões apontam para o dia mais longo desde 2019 em março de 2025.

Desaceleração da Terra e Previsões
Os dados fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que um dia em 2024 está ligeiramente mais longo do que nos últimos anos. A previsão é de que a duração de um dia aumente até +1,63 milissegundos em 24 horas até março de 2025.

Impacto na Sociedade Tecnológica
Pequenas variações na duração do dia podem afetar sistemas de tempo digital, como os satélites GPS. A acumulação dessas mudanças exige ajustes periódicos para garantir a precisão dos sistemas.

Causas da Desaceleração
A desaceleração da rotação da Terra é um fenômeno de longo prazo causado, em parte, pelas forças de maré da lua. Os cientistas preveem que, em cerca de 200 milhões de anos, um dia na Terra durará 25 horas.

Aceleração Recente
Apesar da desaceleração recente, nos últimos anos, a Terra mostrou um aumento na velocidade de rotação, com os dias ficando mais curtos. Em 2023, no entanto, essa tendência parece ter sido revertida, com os dias se alongando novamente.

Essas mudanças na duração do dia são fundamentais para entender o funcionamento da Terra e seu impacto em nossas vidas cotidianas e sistemas tecnológicos.

Imagem: Flickr/Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias