Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Alunos de escola pública do Ceará São selecionados para maior Feira de Ciência e Engenharia do mundo

Foto: UFC
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Jovens talentos cearenses se destacam na Mostratec e representarão o Brasil na International Science and Engineering Fair Regeneron (ISEF)

Dois alunos de uma escola pública do Ceará estão prestes a embarcar em uma jornada extraordinária rumo à maior feira de ciência e engenharia do mundo. Filipe Holanda Dias, de 16 anos, e Marcos Ivan da Silva Felix, de 17 anos, ambos do município de Iracema, conquistaram o segundo lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), abrindo caminho para representar o Brasil na International Science and Engineering Fair Regeneron (ISEF) nos Estados Unidos.

O projeto que chamou a atenção dos especialistas na Mostratec é focado no tratamento do carcinoma papilífero de células renais tipo 2 (CCRp2), um tipo específico de câncer de rim. Utilizando uma combinação de inteligência artificial e criação de novos curcuminoides, os estudantes desenvolveram uma ferramenta promissora para a descoberta de novos medicamentos.

A Mostratec, considerada a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina, proporcionou o reconhecimento merecido a Filipe e Marcos. Com mais de 750 projetos apresentados, a dupla conquistou o segundo lugar na categoria de biologia molecular, graças ao seu árduo trabalho e dedicação.

Orientados pelo pesquisador doutor Helyson Braz, do Laboratório de Farmacologia de Venenos, Toxinas e Lectinas da Universidade Federal do Ceará, e com o apoio das professoras Roberta Jeane e Sebastiana Vicente, os alunos demonstraram uma notável capacidade de inovação e pesquisa.

Agora, com a oportunidade de representar o Brasil na ISEF, os jovens cientistas cearenses têm a chance de mostrar seu talento em um dos maiores palcos da ciência mundial. A participação na ISEF não só promove o interesse nas áreas científicas, mas também estimula a criatividade e promove a inovação em nível global.

A viagem à ISEF não apenas representa uma conquista pessoal para Filipe e Marcos, mas também uma oportunidade única para o Brasil se destacar no cenário científico internacional. Com 12 estudantes brasileiros confirmados no evento, a expectativa é alta para que esses talentosos jovens possam deixar sua marca e contribuir para a ciência global.

Os dois são alunos de ensino médio de um laboratório na Universidade Federal do Ceará. Foto: UFC.