Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Balaustradas Antigas de Salvador serão tombadas pela prefeitura

Foto: @fernandoantoniofotos / Reprodução AlôAlôBahia
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Nesta quarta-feira (29), às 9h, o prefeito Bruno Reis, ao lado do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, assinará o ato de Tombamento de um Conjunto de Balaustradas Antigas, elementos importantes tanto do ponto de vista histórico quanto arquitetônico da cidade de Salvador.

Preservação do Patrimônio Cultural

As balaustradas estão localizadas em diversos pontos do município, como Ladeira da Barroquinha, Avenida 7 de setembro, Ladeira da Barra, Praça Castro Alves, entre outros. Antes do tombamento, foi realizado um estudo técnico, elaborado e aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. A partir desse tombamento, qualquer intervenção pretendida para os bens culturais deverá ser precedida de análise, sujeita à aprovação e posterior acompanhamento e fiscalização, executados pela Fundação Gregório de Mattos. O dossiê técnico para tombamento das 13 Balaustradas teve um custo de R$ 131.486,60.

História e Memória

Segundo Fernando Guerreiro, presidente da FGM, os investimentos em estudos e tombamentos mostram a importância que a Prefeitura de Salvador dá à preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural. Essa política ganhou corpo a partir de 2014, com a aprovação da Lei do Patrimônio, que instituiu normas de proteção e estímulo à preservação do patrimônio cultural do município. Nos últimos meses, mais de R$400 mil foram aplicados nessa área.

Nova revitalização

Além do tombamento das balaustradas, nesta quarta-feira, a Prefeitura entregará uma série de monumentos revitalizados, como parte da estratégia de valorização e preservação do patrimônio cultural e material da cidade. Serão oficialmente entregues ao município os bustos dos heróis da conjuração baiana, o relógio de São Pedro, a efígie de Rubén Darío, o conjunto arquitetônico que forma o Marco de Fundação da Cidade e a Estátua de Jesus – o Salvador, além das obras de revitalização das Fontes do Santo Antônio e do Baluarte, na Ladeira da Água Brusca; Dos Padres, no Comércio e Gravatá em Nazaré.