Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Bastidores do reencontro dos Titãs! 40 anos de história

Foto: Daniel Klajmic
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Após três décadas fora dos Titãs, Arnaldo Antunes, notável cantor e compositor, era constantemente questionado sobre um possível retorno ao grupo. Nando Reis, Charles Gavin e Paulo Miklos, que seguiram seus próprios projetos nos últimos 20 anos, também enfrentaram o mesmo tipo de pergunta.

Finalmente, em novembro do ano passado, a tão esperada resposta chegou! Eles, juntamente com o trio remanescente – Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto – anunciam uma turnê incrível em comemoração aos 40 anos da banda paulistana. Os detalhes desse retorno tão esperados foram revelados na edição de maio da GQ Brasil.

Cada um encarou esse retorno à sua maneira: Arnaldo disse que cantaria novamente com os companheiros era como “andar de bicicleta”. No entanto, Nando Reis enfrenta desafios ainda maiores. Após deixar o grupo, trocou o baixo pelo violão e precisou praticamente reaprender a tocar. Ele revela: “Eu pesquisei no YouTube vídeos com métodos para baixistas. Até levei o baixo para Seattle, onde fui mixar meu novo álbum. Foi realmente um desafio… Havia dias em que eu passei seis horas praticando.”

Mesmo assim, Nando celebra com entusiasmo a presença dos antigos companheiros. “Adoro tocar com o Charles [Gavin]. Tudo o que criei foi com ele. Só toco baixo com o Charles. Me tornei um músico melhor, agora entendo melhor o que fiz.”

Nando também relembra sua saída da banda em 2002, devido a divergências musicais e pessoais, e comenta sobre sua vontade de retornar ao grupo quando surgiu a possibilidade. “Minha saída não foi menos conturbada do que as outras: a do Arnaldo, por exemplo, também foi dolorosa. A diferença é que a dele foi mais barulhenta, mas igualmente desgastante. A reconciliação foi idólatra.” Uma atitude surpreendeu seus colegas. “O Sérgio disse: ‘Pensei que você seria o último, o menos interessado'”, confessa.

Titãs Encontro é muito mais do que uma reunião nostálgica de veteranos do rock. É uma turnê para celebrar o legado de um dos maiores grupos do rock brasileiro, ao lado de Mutantes, Novos Baianos e Secos & Molhados.

Com influências que abrangem o rock, a MPB, o punk e o reggae, esse octeto paulistano (infelizmente, o guitarrista Marcelo Frommer faleceu em 2001) criou um repertório poderoso, no qual a música se funda a outras formas de expressão artística, como a poesia e como artes plásticas.

Os Titãs são formados por artistas de personalidade forte, o que resultaram em atritos ao longo de suas quatro décadas de trajetória. A reportagem revela como essas diferenças foram superadas em prol da celebração artística e também traz as impressões de cada integrante.

Foto: Divulgação