O cachorro mais velho do mundo está celebrando seus incríveis 31 anos! Bobi, um cão português, foi oficialmente reconhecido pelo Guinness World Records como o cachorro mais velho do mundo em fevereiro. Sua família organizou uma festa de aniversário tradicional no sábado (13) em sua casa, localizada na vila rural de Conqueiros, no sul de Portugal.
Seu dono, Leonel Costa, compartilhou com o Guinness que a festa foi uma celebração portuguesa autêntica. Mais de 100 pessoas estiveram presentes, conforme relatado no comunicado à imprensa.
Desde que Bobi recebeu o título de cachorro mais velho do mundo, ele tem atraído muita atenção. “Tivemos muitos jornalistas e pessoas de todo o mundo vindo tirar fotos com Bobi”, disse Leonel Costa no comunicado.
Costa também mencionou que Bobi está em boa saúde, mas recentemente fez um check-up devido à preocupação com o estresse causado pelas visitas frequentes. “Foram tiradas muitas fotos e ele teve que se levantar e descer várias vezes. Não foi fácil para ele”, acrescentou.
Bobi é um Rafeiro do Alentejo puro-sangue, uma raça de cão português treinada para guardar gado. Com o passar dos anos, ele enfrentou dificuldades para andar e sua visão também diminuiu. Costa atribui a longevidade de Bobi, em parte, ao ambiente tranquilo e pacífico em que ele vive.
Além de ser o cachorro mais velho atualmente vivo, Bobi também detém o recorde de cachorro mais velho já registrado, de acordo com o Guinness. Leonel Costa tinha apenas 8 anos quando seu fiel companheiro canino veio ao mundo.
“Bobi é especial porque olhar para ele nos faz lembrar das pessoas que fizeram parte de nossa família e que, infelizmente, já não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que partiram deste mundo”, compartilhou Leonel Costa no comunicado.
Parabéns, Bobi, pelo seu incrível marco e por trazer alegria à sua família ao longo de todos esses anos!

Fotos: Reprodução/Guiness Book/ PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images