Menos da metade dos estudantes atinge aprendizado mínimo em matemática e ciências, revela relatório internacional
Os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) divulgados pela OCDE nesta terça-feira revelaram um cenário preocupante para a educação no Brasil. Menos de 50% dos alunos de 15 anos alcançaram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências.
Apesar da pontuação dos estudantes brasileiros ter permanecido estável em comparação com a última edição do Pisa em 2018, os resultados mostram um desempenho abaixo da média internacional. O país ocupou posições desfavoráveis no ranking mundial, ficando em 53º lugar em leitura, 61º em ciências e 65º em matemática, entre 81 nações avaliadas.
O diretor executivo da ONG Todos Pela Educação, Olavo Nogueira Filho, destacou que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, o país manteve-se relativamente estável. Ele explicou que o Brasil enfrentou períodos extensos com escolas fechadas devido à COVID-19, e mesmo assim não registrou quedas significativas como outros países em características semelhantes.
O Pisa, que envolveu 690 mil estudantes de 81 países em sua última edição, é um teste aplicado a jovens de 15 anos para avaliar não apenas a reprodução de conhecimento, mas também sua aplicação criativa em contextos da vida real. Os resultados apontaram desafios na média geral, com quedas acentuadas em países da OCDE, como Alemanha, Holanda e Noruega.
A avaliação, coordenada pela OCDE e realizada no Brasil pelo Inep, destaca a preocupação com a estagnação do país diante de uma educação de qualidade, ressaltando a importância de políticas e investimentos para melhoria contínua.
Fonte: OCDE