O carioca Bruno Freitas, de 43 anos, natural de Jacarepaguá, foi o grande vencedor do The All Star Tattoo Convention, o principal prêmio de tatuagem dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo. “Haviam mais de 900 tatuadores de 46 países. E eu ganhei”, celebrou o brasileiro em entrevista à Agência Brasil. O evento ocorreu em Miami, na Flórida, no último dia 1º, e Bruno Freitas faturou o troféu na categoria Oriental Tradicional, com uma impressionante tatuagem de um samurai.
Bruno Freitas compartilhou que teve que desmontar sua loja para montar um estande no evento e, após o torneio, estava tão exausto que precisou fechar a loja mais cedo no dia seguinte. O processo para criar a tatuagem vencedora foi elaborado ao longo de seis meses, especificamente para a convenção, com várias sessões semanais no corpo do gerente da loja, Andre Santana. Foram aproximadamente 120 horas dedicadas à execução da tatuagem que abrange as costas, as nádegas e metade das coxas. Um tempo recorde, visto que, normalmente, um projeto dessa magnitude levaria mais de um ano para ser concluído. Bruno destacou que o detalhe mais surpreendente foi o fato de o samurai retratado também possuir uma tatuagem.
O estilo de tatuagem de Freitas é conhecido como Yakuza, ou irezumi, que abrange todo o corpo e incorpora diversos significados e simbolismos em cada elemento.
Apesar do sucesso, Bruno Freitas nunca retornou ao Brasil, principalmente por conta da correria do seu cotidiano e também devido às preocupações com a segurança no país. Ele reside nos Estados Unidos há oito anos e meio e, embora tenha enfrentado dificuldades iniciais, como dormir no chão e enfrentar a fome, Bruno estabeleceu-se e construiu sua reputação na área de tatuagem. Atualmente, é proprietário da Black Kimono Tattoo, um dos estúdios mais conceituados na Flórida, onde a espera para agendar uma sessão com Bruno pode chegar a seis meses.
Bruno Freitas também destacou a diferença de clima entre a Flórida e o Rio de Janeiro, mencionando o calor intenso da região americana. Apesar de considerar a mudança para outros estados, ele pondera sobre a dificuldade de começar tudo novamente. “Já criei raízes aqui; tenho minha clientela”, afirmou.
A tatuagem é uma das formas de arte mais antigas da humanidade, presente em diversas culturas ao longo de milênios. Trata-se de uma aplicação subcutânea obtida através da introdução de pigmentos por agulhas, e continua a ser uma expressão artística poderosa até os dias de hoje.
Fonte: Agência Brasil