Noah Faria e sua mãe, Renata Formoso, compartilham experiências e inspiram crianças com diagnósticos similares
Noah Faria, um garoto brasileiro de apenas 8 anos, está fazendo história ao escrever um livro e proferir palestras em Londres, onde reside com sua mãe, Renata Formoso. Diagnosticado com autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Noah e Renata coescreveram um livro infantil que aborda suas vivências com esses diagnósticos. A notável façanha de Noah ganhou destaque internacional quando ele se apresentou para uma plateia de cerca de 300 crianças na capital inglesa.
Intitulado “The Fizzy Brain” (em tradução livre, “Mente Borbulhante”), o livro surgiu da experiência singular de Noah em descrever sua própria condição. O nome peculiar reflete a sensação de rapidez em que sua mente opera, um detalhe crucial para entender sua condição.
Mente acelerada: o livro
Noah foi diagnosticado aos 7 anos, e desde então, expressava dificuldades em articular suas sensações. A percepção de que sua mente funcionava em alta velocidade foi um ponto chave durante o diagnóstico. A ideia de transformar suas experiências em um livro veio durante uma simples caminhada no parque, onde Noah e Renata começaram a criar rimas inspiradoras.
Rimas e ilustrações
Com a mãe sendo escritora infantil, a transição das rimas para um livro completo foi natural. As ilustrações foram confiadas à britânica Emi Webber, que, assim como Noah, foi diagnosticada com TDAH e autismo na idade adulta.
Palestras em escolas
O livro de Noah rapidamente chamou a atenção, levando-o a ser convidado para dar palestras em escolas, visando compartilhar sua jornada e inspirar outras crianças. Para Renata, essa abertura sobre a condição de Noah ajuda a normalizar a experiência para outras crianças, promovendo a aceitação da diversidade.
Em breve no Brasil
Embora atualmente disponível apenas em inglês, há planos para lançar o livro em português. Uma campanha de financiamento coletivo já está em andamento na internet, com o objetivo de tornar a obra acessível ao público brasileiro ainda este ano.
Foto: Reprodução