A Braskem, empresa petroquímica da Bahia, marca presença na 28ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola, que ocorre até esta sexta-feira (5) em Ribeirão Preto (SP). Com mais de 800 marcas e cerca de 200 mil visitantes, a empresa apresenta soluções inovadoras para várias áreas do agronegócio.
Na feira, a Braskem conta com um time de parceiros disponíveis para orientar e apresentar produtos aos visitantes. A empresa está focada em soluções para aumentar a produtividade e reduzir perdas de alimentos no campo, além de promover o uso eficiente dos recursos hídricos, otimização do uso de insumos e melhoria das condições de vida e trabalho no campo.
Entre as soluções sustentáveis estão três produtos produzidos com resina reciclada pós-consumo: o big bag para armazenamento e transporte de fertilizantes, o mulching para controle de plantas daninhas e retenção de umidade no solo, e as bombonas para armazenamento e transporte de agroquímicos.
O Brasil é reconhecido por sua vocação para o agronegócio, graças às características naturais e à diversidade de biomas no país, além de sua vasta extensão territorial, clima favorável ao plantio e solo adequado. De acordo com dados do IBGE, o agronegócio representa cerca de 20% do PIB e gera 37% dos empregos no Brasil.
“A Braskem tem promovido o desenvolvimento da cadeia de produção por meio de novas soluções e negócios no setor agrícola, visando potencializar a produtividade e a sustentabilidade. O avanço da plasticultura faz parte dessa jornada de desenvolvimento sustentável, em que o plástico está presente em várias etapas da produção agrícola”, destaca Ana Paiva, especialista de Desenvolvimento de Mercado da Braskem.
Além disso, a Braskem apresenta no estande da feira startups parceiras, como Biocult (piscicultura), Autoponia (automação de hidroponia), Ignitia (monitoramento climático) e Nucleário (reflorestamento). A última startup é acelerada pelo Braskem Labs, programa de aceleração de startups da empresa. A Braskem também mantém parceria com o AgTech Garage, hub de inovação que conecta grandes empresas, startups e instituições de ensino. A Biocult e a Ignitia são conexões geradas a partir dessa iniciativa.

Fotos: Divulgação