Com o objetivo de alertar para a importância do cuidado emocional, o Janeiro Branco ressalta a necessidade de atenção à saúde mental e emocional, visando a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) destaca que transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar também podem levar à incapacidade laboral. Os benefícios de incapacidade temporária e permanente estão disponíveis mediante critérios específicos, após avaliação médica.
Para solicitar benefícios junto ao INSS, é necessário agendar uma perícia médica pelo aplicativo, site ou telefone. A documentação médica e pessoal deve ser apresentada no dia da consulta. O perito avaliará se o trabalhador tem direito ao benefício.
O cuidado com a saúde mental não se limita a datas específicas. Estabelecer metas alcançáveis e realistas é essencial. O INSS alerta sobre a importância de evitar cobranças excessivas e ter um olhar generoso consigo mesmo, especialmente ao traçar objetivos e avaliar o progresso.
Manter-se consciente das emoções é fundamental para promover mudanças positivas no bem-estar. Reconhecer as próprias habilidades para lidar com adversidades e adaptar-se às mudanças são práticas encorajadas para o autocuidado.
Focar no presente e nas ações possíveis, evitando a ruminação de acontecimentos passados ou futuros, é outro conselho para reduzir a ansiedade. A campanha reforça a importância de viver o momento presente, focando no que está sob controle e valorizando as experiências atuais.

Imagem: Divulgação