Intenções do governo Jerônimo foram reveladas ao Portal A TARDE pelo titular da Casa Civil
A ampliação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) é uma das principais prioridades do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em seus primeiros quinze meses de gestão. O Portal A TARDE revelou, no último sábado, que o governo estadual contratou novos estudos de viabilidade para expandir o metrô até o bairro do Campo Grande, na chamada “Expansão Sul”. Segundo o secretário estadual Afonso Florence (PT), da Casa Civil, essa é a principal meta da administração estadual.
Prioridade: Campo Grande
A escolha do governo pela instalação de uma estação no Campo Grande está relacionada ao esperado aumento no número de passageiros do sistema, conforme apontam estudos preliminares. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), estimou um aumento de cerca de 100 mil usuários no SMSL com a Expansão Sul.
“Nosso foco agora é o Tramo Sul, é o Campo Grande. Temos um estudo de viabilidade em andamento. Estamos atualizando para contratar na Caixa Econômica Federal e tudo indica que haverá um aumento significativo de passageiros ali. Então, esse é o nosso foco atual. Vamos monitorar e, em outras etapas do PAC, avaliar a viabilidade de outras expansões”, disse Florence.
Expansão para Cajazeiras
Além da Expansão Sul, o governo Jerônimo considera a possibilidade de estender o metrô até Cajazeiras, um dos bairros mais populosos de Salvador. Essa ampliação, porém, ainda está sujeita à realização de mais estudos.
“Outra possibilidade sempre cogitada, devido ao potencial de carga de passageiros, é Cajazeiras. Saindo de Águas Claras para Cajazeiras, é uma hipótese. Ali em Águas Claras, temos um ponto de desvio de trilho que permite a extensão. Mas essa decisão depende de estudos adicionais. Atualmente, nossa prioridade é Campo Grande”, afirmou Florence.
Estudos e Financiamento
Recentemente, o governo estadual contratou a Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda. para realizar um novo estudo de viabilidade para a Expansão Sul. Este é um requisito do Ministério da Casa Civil para que a Bahia consiga recursos da Caixa Econômica Federal, dentro dos termos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“Precisamos cumprir requisitos técnicos, como o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTA). A Oficina deve desenvolver esse estudo para submetermos ao Ministério, que autorizará a Caixa a analisar e liberar os recursos necessários”, explicou Florence.
A expansão do metrô para o Campo Grande está estimada em R$ 1,41 bilhão, representando um investimento significativo no transporte público de Salvador e região metropolitana.
Foto: Betto Jr. | Secom PMS