Pleito está marcado para 25 de maio e definirá novo presidente, oito vice-presidentes e membros do Conselho Fiscal; Reinaldo Carneiro Bastos é o primeiro a confirmar candidatura
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enfrenta mais uma crise institucional após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues, determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em resposta, a entidade publicou neste sábado (17) o edital convocando novas eleições para o dia 25 de maio, visando recompor sua diretoria para o quadriênio 2025-2029 .
Afastamento por suspeita de fraude
A decisão judicial que afastou Ednaldo Rodrigues baseia-se na suspeita de falsificação da assinatura do ex-presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, em um documento que permitia a reeleição de Rodrigues até 2030. O juiz Gabriel de Oliveira Zefiro considerou o acordo nulo, citando a incapacidade mental de Nunes desde 2018, quando foi diagnosticado com câncer cerebral .
Intervenção e nova eleição
Com o afastamento de Rodrigues, o vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado interventor e convocou novas eleições. O edital publicado estabelece que o pleito ocorrerá em 25 de maio e definirá, além do novo presidente, oito vice-presidentes e seis membros do Conselho Fiscal (três efetivos e três suplentes). O registro das chapas deve ser feito entre os dias 18 e 20 de maio .
Candidaturas e apoios
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, foi o primeiro a anunciar sua candidatura à presidência da CBF. Ele conta com o apoio de diversas federações estaduais e de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. A Liga Forte União (LFU), que representa 32 clubes das duas principais divisões, também declarou apoio a Reinaldo, embora tenha criticado a data escolhida para a eleição, por coincidir com rodadas do Brasileirão .
Colégio eleitoral e críticas
O colégio eleitoral da CBF é composto por 27 federações estaduais (com peso 3), 20 clubes da Série A (peso 2) e 20 clubes da Série B (peso 1). Para vencer, um candidato precisa obter maioria simples dos votos. Há críticas por parte dos clubes quanto ao peso desigual dos votos, que favorece as federações estaduais .
Reação de Ednaldo Rodrigues
Ednaldo Rodrigues recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar suspender as eleições convocadas, alegando interferência indevida e citando alertas da FIFA e da Conmebol sobre a situação. Até o momento, não há decisão do STF sobre o pedido .
Impacto na seleção brasileira
A crise na CBF ocorre poucos dias após o anúncio de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira masculina. A instabilidade na entidade levanta dúvidas sobre a continuidade do projeto, embora Ancelotti tenha afirmado que pretende cumprir o contrato firmado .