Chico Buarque finalmente recebeu o Prêmio Camões de Literatura de 2019, nesta segunda-feira (24), em Portugal, aos 78 anos. Com pitadas de ironia, sarcasmo e bom humor, o cantor, compositor e escritor brasileiro apresentou a situação de ter que esperar quatro anos para receber o prêmio e sobre a necessidade de ter a assinatura do então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no diploma – o que não ocorreu.
Ao receber o prêmio em Lisboa, Chico Buarque usou seu talento com as palavras para ironizar a situação e se solidarizar com os colegas. Ele disse que recebeu o prêmio como um desagravo para tantos autores e artistas brasileiros humilhados, ofendidos nestes últimos anos de estupidez e obscurantismo.
Durante a cerimônia, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a importância da cerimônia e espera para entregá-la pessoalmente a Chico Buarque. O presidente Lula também participou da cerimônia e destacou a importância da arte de Chico Buarque para a cultura e a democracia brasileiras.
O Prêmio Camões de Literatura é considerado o mais importante prêmio da língua portuguesa e foi criado em 1988. Com quatro anos de atraso, o diploma se soma a mais uma das premiações que o artista acumula ao longo da carreira.
Fotos: Reprodução/TV Brasil/Patricia de Melo Moreira/AFP