Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Chico Buarque recebe Prêmio Camões depois de quatro anos de atraso

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Chico Buarque finalmente recebeu o Prêmio Camões de Literatura de 2019, nesta segunda-feira (24), em Portugal, aos 78 anos. Com pitadas de ironia, sarcasmo e bom humor, o cantor, compositor e escritor brasileiro apresentou a situação de ter que esperar quatro anos para receber o prêmio e sobre a necessidade de ter a assinatura do então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no diploma – o que não ocorreu.

Ao receber o prêmio em Lisboa, Chico Buarque usou seu talento com as palavras para ironizar a situação e se solidarizar com os colegas. Ele disse que recebeu o prêmio como um desagravo para tantos autores e artistas brasileiros humilhados, ofendidos nestes últimos anos de estupidez e obscurantismo.

Durante a cerimônia, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou a importância da cerimônia e espera para entregá-la pessoalmente a Chico Buarque. O presidente Lula também participou da cerimônia e destacou a importância da arte de Chico Buarque para a cultura e a democracia brasileiras.

O Prêmio Camões de Literatura é considerado o mais importante prêmio da língua portuguesa e foi criado em 1988. Com quatro anos de atraso, o diploma se soma a mais uma das premiações que o artista acumula ao longo da carreira.

Fotos: Reprodução/TV Brasil/Patricia de Melo Moreira/AFP