Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Clarão no céu da Chapada Diamantina surpreende moradores

Foto: Observatório Espacial Heller & Jung / Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Relatos apontam para possível queda de meteoro na região

Moradores da Chapada Diamantina, na noite deste domingo (17), observaram um intenso clarão nos céus, seguido por um estrondo às 21h36. O evento, aparentemente causado por um meteoro, provocou disparos de alarmes de carros na região da Trilha do Gavião, no Vale do Capão.

André Muinhos, guia especializado na Chapada, testemunhou o fenômeno. Segundo ele, um meteoro de alta magnitude cruzou o céu, iluminando intensamente a área. O estrondo foi sentido após o choque do meteoro, tremendo o solo e surpreendendo os moradores. Renata Del Nero, também residente na região, descreveu o clarão como uma luz intensa, seguida pelo barulho semelhante a um trovão ou explosão.

Especialistas acreditam que a queda do meteoro possa ter deixado fragmentos na área do Vale do Capão. Leidiane Ferreira, pesquisadora da Ufba, indica a possibilidade da presença desses fragmentos na região. Ela solicita que a população envie fotos e informações para o Núcleo de Estudos em Meteoritos para análise.

Os relatos impressionantes nas redes sociais confirmam a emoção vivida pelos moradores da Chapada Diamantina diante do evento astronômico. O episódio, além de encantar, abre possibilidades de estudos sobre a formação do Sistema Solar e a dinâmica terrestre.

O fenômeno também despertou interesse entre os moradores de outras cidades da região, que descreveram o espetáculo como algo único e impressionante. A confirmação da queda de meteoritos ou de fragmentos ainda está em investigação pelos especialistas.

Esse fenômeno é um lembrete da beleza e mistério do cosmos, sempre capazes de surpreender e encantar a todos nós. Para mais informações, acesse nosso portal de notícias.

Por Leidiane Ferreira – Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Meteoritos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Crédito: Reprodução / Redes sociais

Últimas Notícias
Últimas Notícias