Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Comissão do Senado Aprova Aumento da Licença-Maternidade para Mães de Bebês com Deficiência

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Proposta ainda precisa ser analisada por outra comissão antes de seguir para votação final

Nesta quarta-feira (22), a Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou um projeto de lei que propõe a extensão da licença-maternidade para mães de recém-nascidos com deficiência. O projeto, de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), sugere que o período de afastamento seja ampliado de 120 para 180 dias.

De acordo com a proposta, o diagnóstico da deficiência do bebê pode ser solicitado durante os primeiros 190 dias de vida do recém-nascido, e deve ser analisado em até dez dias úteis. Durante todo o período de afastamento, as mães receberão salário integral pago pela Previdência Social.

Além da extensão da licença-maternidade, o projeto também prevê um aumento no período de estabilidade no emprego após o parto. Atualmente, as trabalhadoras têm direito a cinco meses de estabilidade, mas com a nova proposta, esse prazo seria estendido para seis meses.

O projeto, que também visa alterar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e os Planos de Benefícios da Previdência Social, foi aprovado como texto substitutivo do relator, senador Romário (PL-RJ). Agora, a proposta será encaminhada para análise na Comissão de Assuntos Econômicos antes de seguir para votação final.

A senadora Mara Gabrilli justifica a necessidade da extensão da licença afirmando que “recém-nascidos com deficiência, de modo geral, necessitam de amplos cuidados, de assistência permanente e de proximidade com a mãe por um tempo mais prolongado, sobretudo porque os bebês com deficiência podem apresentar atrasos globais de desenvolvimento relevantes”.

Se aprovada, a nova lei entrará em vigor no primeiro dia do ano seguinte à sua publicação.

Com informações de Agência Senado

Últimas Notícias
Últimas Notícias