A cantora Elis Regina, que faleceu na década de 1980, é “revivida” em uma campanha publicitária da Volkswagen para comemorar os 70 anos da marca. No entanto, a campanha publicitária recebeu uma representação ética pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) após reclamações de consumidores, que questionaram a ética do uso da inteligência artificial na propaganda e se havia respeito à personalidade e existência do artista. Na propaganda, Elis Regina aparece cantando junto com sua filha, Maria Rita, sugerindo que ela estaria viva atualmente. Também há preocupações com a possibilidade de confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas, principalmente crianças e adolescentes.
A representação está sendo examinada à luz do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, com ênfase nos princípios de respeitabilidade. A representação será julgada em breve pelo Conselho de Ética do CONAR e o anunciante e sua agência terão o direito de defesa. A Volkswagen ainda não se manifestou sobre a questão após a abertura da representação ética.