Etapa fundamental para o megaempreendimento que promete transformar a mobilidade na Bahia
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica deu início à fase de sondagem do novo Sistema Rodoviário, marcando um passo significativo na concretização da Ponte Salvador-Itaparica. Na última quarta-feira (31), uma máquina perfuratriz realizou perfurações em terra no município de Vera Cruz, essenciais para avaliação do solo e definição das fundações da imponente estrutura.
As amostras do terreno foram cuidadosamente coletadas no local exato onde os pilares serão erguidos. Essas amostras seguirão para um laboratório, onde análises detalhadas fornecerão informações cruciais para o prosseguimento do projeto. Além de Vera Cruz, está prevista uma segunda perfuração em solo soteropolitano, complementando a fase de sondagem em terra.
Cronograma: Desvendando os Próximos Passos
Após a conclusão da etapa em terra, a Concessionária iniciará a sondagem no mar, programada para março. Esta fase englobará áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, com profundidade de até 10 metros. Posteriormente, será realizada a sondagem em águas profundas, onde navios de grande porte, equipados com perfuratrizes, coletarão amostras do solo marinho.
A conclusão de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024, enquanto os canteiros de obras serão mobilizados no início de 2025.
“Este é um passo crucial rumo à concretização dessa nova solução de mobilidade, que ampliará as perspectivas de futuro da Bahia”, ressaltou Cláudio Villas Boas, presidente da Concessionária.
Estrutura Monumental para Transformação da Mobilidade
Além da monumental ponte de 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, o projeto contempla a construção de novos acessos viários tanto em Salvador quanto em Vera Cruz.
Na capital, uma nova estrutura de 4 km será erguida entre a Calçada e Água de Meninos, composta por viadutos e dois túneis paralelos à Via Expressa. Em Vera Cruz, o fluxo de veículos será direcionado para uma nova via expressa de 22 km, a ser construída entre Mar Grande e Cacha Pregos. Adicionalmente, um trecho de 8 km da BA-001, desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, será duplicado.
Este investimento monumental de aproximadamente R$ 9 bilhões é resultado de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês composto pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e pela China Communications Construction Company (CCCC). O contrato, assinado em novembro de 2020, estabelece uma concessão que promete redefinir o cenário da mobilidade no estado.
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