Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Córneas produzidas por bioengenharia oferecem esperança para pacientes com deficiência visual

Imagem: Reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, desenvolveram um avanço significativo na área da saúde ocular: córneas produzidas por bioengenharia. Esta inovação promete revolucionar o tratamento da cegueira, oferecendo uma solução para a escassez de córneas saudáveis para transplante em todo o mundo.

Uma Nova Esperança para a Visão

A córnea desempenha um papel crucial na nossa visão, atuando como uma espécie de “para-brisa” que direciona a luz para a retina. Danos à córnea devido a doenças ou lesões podem resultar em deficiência visual ou cegueira. Até o momento, o transplante de córnea tem sido o único tratamento eficaz para restaurar a visão nessas circunstâncias.

Uma Viagem Inspiradora

O professor Gerard Sutton, cofundador da Bienco, empresa por trás dessa inovação, foi inspirado a agir após uma viagem à Mianmar, onde presenciou a grande necessidade de transplantes de córnea. Ele transportou quatro córneas doadas em condições precárias, motivando-o a buscar uma solução mais acessível e eficiente.

Da Ideia à Realidade

Com a tecnologia baseada em colágeno, os pesquisadores conseguiram criar córneas artificiais transparentes e transplantáveis. Este avanço, financiado pelo Medical Research Future Fund da Austrália, pode estar disponível para uso clínico dentro de três a quatro anos.

Um Passo Rumo à Visão Restaurada

A produção em larga escala dessas córneas por bioengenharia tem o potencial de reduzir a dependência dos bancos de córneas doadas e diminuir significativamente as filas de espera por transplantes. Este progresso promissor oferece esperança para milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem de deficiência visual.

Foto: Stefanie Zingsheim/Universidade de Sydney

Últimas Notícias
Últimas Notícias