Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Desemprego tem queda em três estados; São Paulo lidera redução nacional

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Novos dados divulgados pelo IBGE apontam uma diminuição no desemprego no Brasil, com uma redução significativa em São Paulo, influenciando a média nacional. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o estado registrou uma queda de 7,8% para 7,1% no terceiro trimestre deste ano.

Adriana Beringuy, pesquisadora do IBGE, destaca que a queda nacional não foi uniforme entre os estados, com apenas três deles apresentando reduções estatisticamente significativas, sendo São Paulo de grande relevância devido ao seu contingente no mercado de trabalho.

Além de São Paulo, Maranhão (de 8,8% para 6,7%) e Acre (de 9,3% para 6,2%) também registraram quedas consideráveis na taxa de desemprego.

Em 23 unidades da Federação, a taxa se manteve estável, enquanto Roraima foi o único estado a apresentar crescimento, saltando de 5,1% para 7,6%.

No terceiro trimestre deste ano, Bahia (13,3%), Pernambuco (13,2%), e Amapá (12,6%) lideraram as maiores taxas de desemprego, enquanto Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%) registraram as menores taxas.

Variações por sexo, cor/raça e nível de instrução

As variações de desemprego por sexo, cor/raça e nível de instrução mostram diferenças significativas. A taxa para homens ficou em 6,4%, enquanto para mulheres foi de 9,3%. Entre os brancos, a taxa foi de 5,9%, contrastando com os pretos (9,6%) e pardos (8,9%).

Ao analisar a taxa de desemprego por nível de instrução, os números são expressivos: 13,5% para aqueles com ensino médio incompleto, 8,3% para nível superior incompleto (mais que o dobro da taxa para nível superior completo, que ficou em 3,5%).

Foto: Agência Brasil

Últimas Notícias
Últimas Notícias