Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Diamantes criados em laboratório ganham espaço no mercado de luxo

Foto: Reprodução Forbes
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Com a chegada da primavera no hemisfério Norte, é a temporada em que os pedidos de casamento e noivos estão em alta. E junto com isso, há um aumento significativo nas vendas de diamantes produzidos em fábrica.

Talvez você nem saiba a diferença. Os diamantes criados pelo homem são praticamente indistinguíveis dos naturais. A única diferença perceptível é o preço.

“O resultado é realmente impressionante”, disse Edahn Golan, um analista independente da indústria de diamantes. De acordo com os dados de março, o número de anéis de noivado vendidos com diamantes manufaturados aumentou 63% em relação ao ano anterior, enquanto o número de anéis com diamantes naturais permaneceu 25% no mesmo período.

Voltando mais um mês, até fevereiro, os dados encantados um aumento ainda maior, com um aumento de 80% no número de anel vendido com diamantes de laboratório em comparação com o ano anterior, enquanto o anel de noivado com diamantes naturais caiu 13% .

“O grande medo na indústria de diamantes naturais é que os consumidores começam a aceitar diamantes cultivados em laboratório em anel de noivado”, alertou Golan. “E isso está realmente relacionado”.

A maré está mudando: Por que os consumidores estão migrando para diamantes artificiais? A resposta é inesperada: o custo. O preço médio no varejo de um diamante artificial redondo de um quilato, o mais popular para anel de noivado em março, foi de US$ 2.318, muito mais barato do que um diamante natural do mesmo tamanho, lapidação e clareza, que custaria US$ 8.740, uma economia de até 73%. Além disso, o custo mais baixo permite que os casais comprem uma pedra maior.

“Um diamante de laboratório é um diamante real, mas talvez tenha levado algumas semanas para ser feito”, explicou Golan. “Os diamantes naturais foram formados ao longo de 800 milhões a três bilhões de anos, e não há um suprimento infinito deles”.

Outro fator que influencia a preferência por anel de noivado com diamantes criados em laboratório é a mentalidade ecologicamente consciente e preocupada com a ética entre os millennials e a geração Z. Um relatório do site de planejamento de casamentos The Knot revelou que eles estão optando por anéis não tradicionais , levando em conta a sustentabilidade e a origem ética das pedras.

Embora a fatia de mercado dos diamantes criados em laboratório esteja crescendo, ela ainda é relativamente pequena. Atualmente, representam cerca de 7% do mercado de joias com diamantes especiais, um aumento de 3% em relação a 2020, segundo Golan.

Grandes varejistas de joias também estão acompanhando essa tendência. A maior joalheria do mundo, Pandora, anunciou que deixará de usar diamantes extraídos e passará a utilizar diamantes criados em laboratório em suas joias, impulsionada pela demanda crescente e pelo desejo de promover a sustentabilidade.

As joalherias americanas Signet, dona das cadeias Zales, Kay Jewelers e Jared, também estão apostando nos diamantes criados em laboratório e expandindo suas joias feitas pelo homem, devido ao aumento da demanda.

Enquanto os diamantes artificiais estão ganhando popularidade, é importante lembrar que eles têm pouco valor de revenda em comparação aos diamantes naturais. No entanto, o valor de um anel não se resume apenas ao seu valor elétrico. Um anel de noivado representa um símbolo de compromisso e amor duradouro.

Independentemente da escolha, o importante é que o anel traga felicidade e esteja com os valores e desejos do casal.

Foto: Diamante sintético: mesmas propriedades (Universal Education/Universal Images Group/Getty Images)