Montadora brasileira Lecar promete iniciar produção de veículos inovadores em solo capixaba, beneficiada por isenção de ICMS e contando com parcerias internacionais e nacionais para desenvolver o projeto.
A montadora Lecar, fundada pelo empresário capixaba Flávio Figueiredo de Assis, anunciou a construção de uma fábrica de carros híbridos flex no Espírito Santo, com previsão de início de produção em 2026. A empresa apresentou na última quinta-feira (22) seu primeiro protótipo, o Lecar 459, como marco inicial de um investimento estimado em R$ 870 milhões. A proposta é ambiciosa: criar uma montadora nacional que possa competir em um mercado historicamente dominado por gigantes globais como Stellantis, Volkswagen, General Motors, Toyota e Hyundai.
Um desafio no mercado automotivo
Flávio Figueiredo de Assis, que vem do setor de meios de pagamento e vendeu sua empresa de cartões alimentação Le Card em 2022, decidiu apostar na indústria automotiva. Inspirado pela história de sucesso da Embraer, Assis questionou: “O Brasil faz avião e não faz carro?” Com essa filosofia, ele iniciou o desenvolvimento do Lecar 459, que originalmente seria um veículo elétrico puro, mas que foi reconfigurado para uma plataforma híbrida flex.
Benefícios fiscais e localização estratégica
O Espírito Santo, que busca se inserir no mapa da indústria automotiva brasileira, concedeu isenção de ICMS à Lecar por um período de 10 anos. A nova fábrica será construída em um terreno de 460 mil metros quadrados às margens da BR-101, na cidade de Sooretama, localizada a cerca de 100 quilômetros da capital do estado, Vitória. O projeto prevê uma linha de montagem de 650 metros e uma capacidade anual de produção de até 120 mil veículos. A fábrica, segundo Assis, servirá como uma “vitrine” da marca, com veículos montados armazenados em um pátio em frente à entrada.
Inovação e parceria com fornecedores globais
O carro híbrido flex da Lecar, o modelo 459, terá um preço inicial de R$ 150 mil e uma autonomia de aproximadamente 1.000 quilômetros, combinando um motor elétrico de 163 cavalos fornecido pela empresa chinesa Hepu Power com um motor à combustão flex da Horse, uma joint-venture da Renault com a chinesa Geely. A bateria de ferro-lítio, com capacidade de 18,4 kWh, será fornecida pela chinesa Winston, enquanto o gerador será fabricado pela brasileira Weg. Além disso, a Comau, unidade brasileira da empresa italiana especializada em sistemas de automação industrial, será uma das principais parceiras do projeto.
Diferenciais e metas para o futuro
Ao contrário de modelos híbridos tradicionais, em que o motor à combustão também traciona o veículo, o Lecar 459 utiliza o motor à combustão apenas para alimentar um gerador, que por sua vez recarrega a bateria que move o motor elétrico. Este design inovador visa maximizar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível.
O vice-presidente de marketing e vendas da Lecar, Rodrigo Rumi, revelou que a empresa já acumulou cerca de 300 “contatos” de potenciais clientes, fornecedores e concessionários interessados no projeto. Rumi, que possui experiência em grandes montadoras como GM, Toyota e Caoa Chery, destacou que a empresa está “totalmente comprometida” em garantir que o Lecar 459 atenda às expectativas do mercado.
Investimentos e parcerias financeiras
Dos R$ 870 milhões previstos para o projeto, R$ 630 milhões serão direcionados especificamente para a linha de montagem. Assis não revelou quanto desse montante será financiado com recursos próprios, mas afirmou que a empresa está analisando opções de financiamento junto a instituições como Sudene, BNB, Bandes, Finep e BNDES. Atração de investidores estrangeiros também está sendo considerada.
Preparação para a produção e expectativas
Os preparativos para a construção da fábrica já começaram, e Assis planeja apresentar um novo protótipo do carro híbrido com as atualizações de design até fevereiro de 2025. A meta é que a produção comece efetivamente em 2026, consolidando a Lecar como uma nova e promissora marca no competitivo mercado automotivo brasileiro.
“O Brasil precisa acompanhar o ritmo da indústria automotiva global, especialmente com a entrada agressiva de montadoras chinesas no país,” afirmou Assis, enfatizando a importância de inovação e agilidade para garantir o sucesso do projeto.
Com um modelo inovador e uma visão clara de futuro, a Lecar se posiciona como uma potencial concorrente no mercado de carros híbridos no Brasil, trazendo novas perspectivas para a indústria automotiva nacional.