Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Engenheira Dana Weigel é a primeira mulher a liderar programa da Estação Espacial Internacional

Foto: Nasa
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Histórico anúncio da NASA destaca trajetória de 20 anos da profissional na agência espacial

Pela primeira vez na história, uma mulher assumirá o comando do programa da Estação Espacial Internacional. A engenheira Dana Weigel, com 20 anos de experiência na NASA, foi selecionada para ocupar esse cargo de destaque.

Localizada a cerca de 400 km acima da Terra, a Estação Espacial Internacional desempenha um papel crucial como laboratório para uma ampla gama de pesquisas científicas e inovações tecnológicas, além de ser um centro de colaboração global na exploração espacial.

A missão da Estação Espacial é coletar dados valiosos para planejar futuras missões pelo universo, um esforço realizado em conjunto por astronautas de diversas nacionalidades. Desde sua construção, mais de 250 astronautas de 20 países já passaram pelo complexo.

Como gestora do programa, Dana Weigel terá a responsabilidade de supervisionar a gestão geral, desenvolvimento, integração e operação da estação, desempenhando um papel crucial em uma fase movimentada da exploração espacial tripulada.

Weigel substituirá Joel Montalbano, que assumirá o cargo de vice-administrador associado da Diretoria de Missões de Operações Espaciais da NASA. O anúncio foi feito pelo administrador associado de operações espaciais da NASA, Ken Bowersox, que elogiou a escolha de Dana como líder do programa da estação espacial.

Com uma formação em engenharia mecânica pela Texas A&M University, Weigel possui um extenso currículo na NASA, tendo ocupado diversos cargos de destaque na agência ao longo dos anos. Seus serviços excepcionais e liderança destacada foram reconhecidos com vários prêmios e medalhas da NASA, incluindo o Prêmio Nacional Stellar Rotary por Conquistas Espaciais em duas ocasiões.

Foto: Reprodução