Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Engenheiros do MIT desenvolvem estruturas de concreto capazes de armazenar energia

Foto: MIT
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram estruturas de concreto capazes de armazenar energia de forma eficiente e a baixo custo. A tecnologia utiliza cimento e carbono negro, que lembra carvão bem fino. A combinação permite a criação de supercapacitores, alternativas às baterias, capazes de armazenar energia elétrica.

O material é fascinante, disse Admir Masic, professor por trás do projeto ao portal do MIT. “Você tem o material sintético mais usado no mundo, o cimento, que é combinado com carbono negro, um material bem conhecido. Você tem esses materiais de pelo menos dois milênios que, quando combinados de uma maneira específica, resultam em um nanocompósito condutor, e é aí que as coisas ficam realmente interessantes.”

Os pesquisadores descobriram que a combinação de cimento, água e carbono negro forma uma estrutura condutora com uma área de superfície interna extremamente alta, o que resulta em um armazenamento eficiente. A tecnologia tem potencial para impulsionar o uso de fontes renováveis de energia, como solar, eólica e das marés, pois é capaz de superar o desafio das oscilações de fornecimento.

A estrutura pode ser colocada em paredes nas casas, para armazenar energia sem aumentar significativamente os custos de construção. Os engenheiros também estudam a viabilidade de adiciona-la às estradas, para possibilitar a recarga de carros elétricos.

Com o cimento sendo um material amplamente disponível, o sistema é facilmente escalável – o que pode revolucionar a forma como armazenamos e utilizamos energia em todo o mundo. O estudo foi publicado na revista PNAS.

Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre a tecnologia:

  • As estruturas de concreto são capazes de armazenar energia elétrica de forma eficiente e a baixo custo.
  • A tecnologia pode ser usada para impulsionar o uso de fontes renováveis de energia, como solar, eólica e das marés.
  • As estruturas de concreto podem ser colocadas em paredes nas casas e nas estradas, para armazenar energia e possibilitar a recarga de carros elétricos.
  • Com o cimento sendo um material amplamente disponível, o sistema é facilmente escalável.

Esta tecnologia tem o potencial de revolucionar a forma como armazenamos e utilizamos energia em todo o mundo.

crédito: divulgação

Últimas Notícias
Últimas Notícias