Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Entenda a polêmica por trás da vitória da Viradouro no carnaval do RJ

Crédito: Alexandre Vidal/Rio Carnaval
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Escola é coroada campeã, mas acusação de irregularidade gera debate

A Unidos da Viradouro conquistou o título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024 na quarta-feira (14), alcançando 270.0 pontos. No entanto, a vitória da escola de samba de Niterói está envolta em uma polêmica que questiona sua conquista.

Após encerrar as apresentações do segundo dia de desfiles, a agremiação se tornou uma das favoritas ao trazer um enredo inspirado nas raízes africanas. Contudo, na tarde seguinte, quatro escolas de samba – Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor – enviaram à Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) um pedido de punição para a Viradouro.

A alegação é de que a escola teria infringido uma regra relacionada à sua Comissão de Frente durante o desfile. Embora seja permitido desfilar com um mínimo de 10 e um máximo de 15 integrantes visíveis nesta ala, a Viradouro teria excedido esse limite.

A infração pode resultar na perda de 0,5 ponto para a agremiação. Antes do início da apuração, Jorge Pelingeiro, presidente da Liesa, afirmou que a Liga aceitou os recursos das escolas e os analisará até quinta-feira (15).

“Queremos informar que hoje mais cedo, por volta de 12 horas, na sede da Liga, no prazo regimental, agremiações entraram com recurso para revisão da Unidos do Viradouro na Comissão de Frente”, informou Pelingeiro.

“Todos os recursos foram aceitos e serão analisados e respondidos até amanhã na sede da Liesa, quando haverá reunião com as seis agremiações”, completou.

Mesmo que a Viradouro seja penalizada, ela não perderá seu título de campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Com 270.0 pontos, a agremiação lidera com uma vantagem de 0,7 ponto sobre a Imperatriz Leopoldina, segunda colocada, que obteve 269,3 pontos.

Isso significa que, mesmo que a Unidos da Viradouro seja penalizada com a perda de 0,5 ponto, ela encerrará com 269,5 na pontuação total e permanecerá em primeiro lugar na classificação geral.

Crédito: Alexandre Vidal/Rio Carnaval