O Vestido Icônico da Versace e o Impacto na Busca por Imagens
A criação do Google Imagens, uma das ferramentas mais utilizadas para busca visual na internet, teve uma inspiração inesperada que remonta ao início dos anos 2000 e está diretamente associada à cantora Jennifer Lopez. Na quarta-feira, 24 de julho, Jennifer Lopez comemora seu 55º aniversário, e a sua influência na tecnologia é uma história interessante e menos conhecida.
O gatilho para o desenvolvimento do Google Imagens ocorreu durante a 42ª edição do Grammy Awards, realizada em 23 de fevereiro de 2000. Naquela cerimônia, Jennifer Lopez fez sua entrada triunfal com um vestido verde esvoaçante da grife italiana Versace. O modelito, que se destacava por sua estampa tropical com folhas de palmeira e bambus, causou um furor imediato e gerou um pico de buscas sem precedentes na internet.
O impacto do vestido foi tão grande que, na época, o Google observou um volume incomum de buscas por imagens daquele evento específico. A curiosidade gerada pelo visual marcante da cantora levou a uma demanda crescente por imagens relacionadas. Como resultado, o Google decidiu criar o Google Imagens para atender a essa necessidade crescente de buscas visuais, uma ferramenta que ainda não existia até aquele momento.
Jennifer Lopez estava no Grammy Awards para apresentar a categoria de Melhor Álbum de R&B ao lado de Sean Combs, com quem mantinha um relacionamento na época. Além disso, ela foi indicada ao prêmio de Melhor Gravação de Dance com a canção “Love Don’t Cost A Thing”. No ano seguinte, ela foi indicada novamente na mesma categoria com “Let’s Get Loud”, marcando a última vez que foi mencionada na lista de indicados da premiação.
A conexão entre Jennifer Lopez e o Google Imagens foi confirmada em 2015, quando Eric Schmidt, então presidente do Google, escreveu um artigo para o Project Syndicate detalhando a influência do vestido de Versace na criação da ferramenta.
Além de seu impacto na tecnologia, o vestido também teve uma segunda vida icônica quando foi usado por Geri Halliwell, das Spice Girls, durante o NRJ Music Awards em janeiro de 2020, na França. A peça, que simbolizou uma virada na carreira de Donatella Versace após a morte de seu irmão Gianni Versace, foi um grande sucesso e consolidou a ascensão de Donatella como a nova face da maison Versace.
Em setembro de 2019, Jennifer Lopez voltou a usar o vestido durante o desfile da Versace na Semana de Moda de Milão, reafirmando o status icônico da peça. A peça original ainda pertence à cantora nova-iorquina, continuando a ser um símbolo de seu impacto na moda e na tecnologia.