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Escolas que disputam Olimpíada de Matemática obtêm melhores resultados no Enem

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Pesquisa do Iede revela impacto positivo da Obmep no desempenho acadêmico e aprovações no Enem

Alunos de escolas com alta participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) têm se destacado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo um estudo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Divulgada nesta segunda-feira (27), a pesquisa revela que essas instituições também registram maiores taxas de aprovação e menores distorções na relação idade-série.

Impacto da Olimpíada de Matemática

As escolas com pelo menos 65% de participação na segunda fase da Obmep demonstraram que o benefício do aprendizado em matemática se estende a todos os alunos, não apenas aos que se destacam na disciplina. “A Olimpíada de Matemática impacta mais todos os estudantes quando gera mobilização”, comenta Ernesto Faria, diretor executivo do Iede.

Em contrapartida, escolas com alunos premiados, mas sem alta participação, apresentaram maior desigualdade interna, apesar de melhorias nas médias do Enem. “Sem um efeito mobilizador, a Olimpíada pode beneficiar apenas um perfil específico de alunos, perdendo o potencial de elevar o desempenho geral”, alerta Faria.

Desempenho no Enem e Saeb

A média das notas de matemática no Enem foi de 516,1 para escolas com alunos medalhistas na Obmep, contra 488,5 nas que não participaram ou não foram premiadas. No Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as escolas participantes registraram 270,3 pontos no ensino fundamental e 288,8 no ensino médio, enquanto as não participantes tiveram médias de 240,2 e 269,8, respectivamente.

Benefícios Além da Matemática

A pesquisa indica que o envolvimento na Obmep também favorece o acesso ao ensino superior, com maiores percentuais de alunos atingindo as médias exigidas para faculdades públicas e privadas. “A Olimpíada tem um potencial transformador, mas é crucial evitar a promoção de desigualdades”, diz Faria.

Desafios e Soluções

O estudo também apontou a necessidade de melhorias estruturais e formação continuada dos professores. Muitas escolas que se destacam têm professores altamente qualificados e comprometidos, mas enfrentam desafios estruturais. “Precisamos de políticas públicas que garantam formação e apoio contínuo para professores, além de melhorias nas condições de trabalho”, sugere Faria.

A precarização das contratações, com muitos professores trabalhando em condições temporárias e em múltiplas escolas, é outro ponto crítico. “A formação de professores, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, é essencial para um ensino de matemática eficaz”, observa Faria.

Conclusão

A pesquisa do Iede destaca a importância da Obmep como uma ferramenta significativa para melhorar o desempenho acadêmico em matemática e outras áreas. Contudo, para maximizar seus benefícios, é necessário um esforço coordenado de políticas públicas, apoio contínuo aos professores e infraestrutura adequada nas escolas.

Histórico e Importância da Obmep

Criada em 2005, a Obmep é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e ao Ministério da Educação (MEC). Em sua 19ª edição, a competição atingiu recordes de participação, com inscrições em 99,9% dos municípios e envolvimento de 56.513 escolas, demonstrando sua abrangência e impacto positivo no ensino da matemática no Brasil.

Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil