O Estádio Municipal de Braga, em Portugal, que será palco do aguardado confronto entre Braga x Real Madrid pela Liga dos Campeões, é uma criação do renomado arquiteto Eduardo Souto de Moura. Reconhecido com o prestigiado prêmio Pritzker de arquitetura em 2011, Souto de Moura deixou sua marca na construção deste estádio icônico.
Erguido ao lado de uma antiga pedreira nas encostas do Monte Castro para a Euro 2004, o estádio exibe uma cobertura inspirada nas majestosas pontes da civilização Inca, no Peru. A grandiosa obra exigiu a remoção e trituração de quase 1,5 milhão de metros cúbicos de granito para a produção do concreto utilizado em sua construção. Na encosta, explosões precisas foram realizadas, criando uma parede de granito com 30 metros de altura em uma das extremidades.
O complexo conta com duas impressionantes arquibancadas laterais, com capacidade para acomodar 30.286 espectadores. Dali, os visitantes podem apreciar não apenas o campo, mas também vislumbrar parte da antiga pedreira, além de desfrutar de uma vista panorâmica do vale do Rio Cávado. Popularmente conhecido como “A Pedreira”, o estádio foi agraciado com o Prêmio Secil em 2004, tanto pela sua arquitetura quanto pela engenharia envolvida, homenageando também o engenheiro Rui Furtado, da empresa Afaconsult, no ano seguinte.
Em 2007, o estádio chegou a ser rebatizado como AXA em virtude de uma parceria com uma companhia de seguros. Contudo, ao término da temporada 2013/14, a nomenclatura original foi restaurada. Além dos confrontos esportivos, a Seleção Portuguesa também já pisou nos jogos da Liga das Nações da UEFA e das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Nos dias sem partidas do Sporting Clube de Braga, é possível explorar o estádio por meio de visitas guiadas. Durante os meses de setembro a junho, os passeios ocorrem de segunda a sexta, às 11h e 15h30, e aos sábados, às 10h30, mediante agendamento prévio por e-mail e para grupos com no mínimo 10 pessoas. Nos meses de julho e agosto, um horário adicional à tarde (às 11h, 15h e 16h) é disponibilizado. Os valores dos ingressos variam de 2 a 6 euros, sendo que crianças até 3 anos têm entrada gratuita.
Cobertura foi inspirada nas pontes da civilização Inca — Foto: Getty Images
Vista do Estádio Municipal de Braga a partir da pedreira — Foto: Getty Images