Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Estados Unidos tentam fazer novo pouso na Lua nesta quinta-feira (22); saiba como assistir

Foto: Reprodução/X
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Módulo lunar “Odie” pode marcar retorno histórico após cinco décadas

Os Estados Unidos estão prestes a tentar um novo pouso na Lua nesta quinta-feira (22) com o módulo lunar Odysseus, carinhosamente chamado de “Odie”, em uma missão que pode marcar um retorno histórico após cinco décadas. Se bem-sucedida, esta será a primeira alunissagem de uma nave espacial fabricada nos EUA desde os anos 1970.

Inicialmente programado para às 19h49, no horário de Brasília, o pouso foi antecipado para às 18h24 após uma manobra realizada pelos controladores de voo, anunciou a empresa Intuitive Machines, uma das responsáveis pela missão, nesta quinta-feira.

Acompanhe o momento histórico em tempo real por meio do streaming Nasa+ ou pelo canal de YouTube da agência, com transmissão iniciando às 17h.

O lançamento do módulo Odie ocorreu na madrugada de quinta-feira (15) a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, a partir do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida.

Esta tentativa de pouso na Lua segue uma missão anterior dos EUA que falhou em janeiro. A Nasa intensificou o desenvolvimento de naves espaciais robóticas através de parceiros privados para explorar o ambiente lunar e identificar recursos-chave, como a presença de água, antes de planejar o retorno de astronautas à Lua no final desta década.

Espera-se que a Lua, que orbita a cerca de 400.000 quilômetros de distância da Terra, exerça uma suave atração gravitacional sobre o módulo Odie à medida que ele se aproxima, direcionando-o para a superfície lunar repleta de crateras.

Até o momento, apenas China, Índia e Japão conseguiram pousar suavemente veículos na Lua no século XXI.

A jornada de Odie à Lua é considerada uma missão de reconhecimento, destinada a avaliar o ambiente lunar antes do plano atual da Nasa de enviar uma missão tripulada ao satélite natural da Terra através do programa Artemis, previsto para o final de 2026.

Imagem: Divulgação/ Intuitive Machines

Últimas Notícias
Últimas Notícias