Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Estátua de Ziraldo eternizará legado do cartunista no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução Instagram
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O cartunista e escritor Ziraldo, falecido no dia 6 de abril aos 91 anos, será homenageado com uma estátua no Rio de Janeiro, cidade onde viveu por mais de 30 anos. A iniciativa, confirmada pelo prefeito Eduardo Paes, atende a um desejo do próprio artista e da sua família.

Homenagem à carioquice de Ziraldo

Embora nascido em Caratinga, Minas Gerais, Ziraldo nutria uma forte ligação com o Rio de Janeiro. Flamenguista convicto, escolheu a Cidade Maravilhosa como lar para seus últimos 30 anos de vida.

No velório do artista, realizado no Museu de Arte Moderna do Rio, sua filha Fabrizia Pinto expressou o desejo de que ele fosse homenageado com uma estátua na cidade. “Eu quero muito que meu pai tenha uma estátua no Rio de Janeiro sentadinho do lado de Drummond porque eles se amavam muito e eram muito amigos”, disse.

Local da estátua ainda não definido

O prefeito Eduardo Paes acolheu o pedido da família e confirmou a construção da estátua. “Ele tinha uma carioquice muito especial. Ele é de uma geração de mineiros que vem para o Rio mostrar todo seu talento e se espalha para todo Brasil. Vê o Menino Maluquinho, ele tinha um ‘q’ de carioquinha”, disse à Folha de São Paulo.

Ainda não há informações sobre o local onde a estátua será instalada. A assessoria do prefeito informou que a definição será feita posteriormente.

Centro cultural para preservar legado

A família de Ziraldo também considera a criação de um centro cultural dedicado à preservação do seu legado. O compositor Antonio Pinto, filho mais novo do cartunista, explica que o objetivo é disponibilizar ao público o vasto acervo de obras de Ziraldo, composto por mais de 1.000 desenhos.

“Queremos fazer um centro cultural, para este lugar ter os desenhos dele passeando, proporcionar essa experiência, para sempre”, afirmou Antonio.

A iniciativa visa eternizar a memória de Ziraldo e celebrar a sua inestimável contribuição para a cultura brasileira. Através da estátua e do centro cultural, o público poderá ter acesso à sua obra e manter viva a sua genialidade.

Foto: Divulgação

Últimas Notícias
Últimas Notícias