Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Estudante Brasileiro Revoluciona Produção de Papel Sustentável com Espada-de-São-Jorge

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Nicolas Moreira, um estudante brasileiro de 16 anos, conseguiu criar papel sustentável usando a fibra da planta espada-de-são-jorge. Esse papel biodegradável é uma alternativa promissora, aproveitando uma planta nacional, promovendo a sustentabilidade e, ambientalmente, oferecendo um produto acessível.

Nicolas, que sonha em se tornar um biólogo, desenvolveu essa inovação enquanto participava do workshop “Sementes da Bahia” no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) em Salvador, sob a orientação da professora Laísa Brandão.

O processo de fabricação é simples, envolve cinco etapas: coleta das folhas, trituração, moldagem e impressão. Nicolas começa selecionando folhas de espada-de-são-jorge de alta qualidade, que são então trituradas em um liquidificador com água. A mistura resultante é colocada em um molde de impressão manual e moldada em folhas de papel.

Essa técnica não é apenas amigável ao meio ambiente, mas também economicamente viável, permitindo a produção de papel com equipamentos simples. Uma planta em si é resistente a condições adversas, o que facilita o cultivo.

A espada-de-são-jorge também oferece vantagens adicionais, como a sua capacidade de revitalizar solos degradados. O projeto desenvolvido por Nicolas poderia resultar em cadernos e livros mais sustentáveis.

A iniciativa bem-sucedida é um exemplo da importância de investir em centros educacionais como o CJCC, onde jovens talentos podem prosperar e contribuir para a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.

O trabalho de Nicolas destaca como a inovação local pode ter um impacto significativo na resolução de desafios globais, como a busca por soluções mais sustentáveis ​​na indústria do papel.

Foto: Divulgação