google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Estudantes brasileiros conquistam bronze na Olimpíada Internacional de Química

Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Delegação nacional se destaca na 59ª edição da competição, realizada pela primeira vez no Brasil, com sete medalhas para o Ceará e uma para São Paulo

Na 59ª edição da Olimpíada Internacional de Química Mendeleev (IMChO), realizada pela primeira vez no Hemisfério Sul, o Brasil brilhou ao conquistar oito medalhas de bronze. A competição, sediada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reuniu 260 estudantes do ensino médio de 40 países, desafiando-os em provas teóricas e práticas de alto nível em diversas áreas da química.

Dos 15 representantes brasileiros, 10 eram cearenses, e sete deles conquistaram medalhas de bronze: Vinicius Queiroz Dias, Ian Barreto, João Lucas Santos Vieira, Arthur Barroso Uchoa, Cristian Levi de Souza Silveira, Luís Cláudio de Sá Cavalcante Generoso e Paulo Vinícius de Azevedo. O oitavo medalhista brasileiro foi Daniel Suda, de São Paulo.

A IMChO é considerada uma das competições mais tradicionais e desafiadoras do mundo na área de química, exigindo dos participantes conhecimento avançado em química orgânica, inorgânica, analítica, físico-química e ciências da vida. Nesta edição, foram entregues 113 medalhas de bronze, 57 de prata e 19 de ouro.

Além das medalhas, a cerimônia de encerramento premiou o estudante chinês Yaoxi Zhao com o Prêmio Acadêmico Valery Lunin, concedido ao destaque da competição, que também obteve a melhor prova teórica. A melhor prova prática foi conquistada por Mengdigalli Kaldybay, do Cazaquistão.

A realização da IMChO no Brasil não apenas destacou o talento dos estudantes brasileiros, mas também fortaleceu a posição do país no cenário científico internacional, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre jovens de diferentes nações.