Um estudo realizado pelo King’s College London, no Reino Unido, mostrou que os efeitos da covid-19 no cérebro podem equivaler a um envelhecimento de 10 anos. A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, analisou os dados de 3.335 pessoas que foram infectadas pelo vírus e tiveram sintomas prolongados.
Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que nunca contraíram o vírus, os que se consideraram totalmente recuperados e os que ainda estavam se sentindo afetados pela covid-19. Todos eles fizeram testes de desempenho cognitivo entre 2021 e 2022.
Os resultados mostraram que os participantes do grupo que ainda estava se sentindo afetado pela covid-19 tiveram um desempenho pior nos testes de memória de trabalho, atenção, raciocínio e controle motor do que os outros dois grupos. A diferença foi mais pronunciada nos participantes que tiveram sintomas por três meses ou mais.
Os pesquisadores acreditam que os danos ao cérebro causados pela covid-19 podem ser causados por uma série de fatores, incluindo a inflamação, a formação de coágulos sanguíneos e a morte das células cerebrais. Eles ainda estão estudando os efeitos de longo prazo da covid-19 no cérebro, mas acreditam que o estudo fornece evidências de que a doença pode ter um impacto significativo na função cognitiva.
A pesquisa é um alerta para as pessoas que foram infectadas pela covid-19 e estão tendo sintomas prolongados. É importante buscar ajuda médica se você estiver se sentindo cansado, com dificuldade de concentração ou com outros problemas cognitivos. Os médicos podem ajudar a identificar e tratar qualquer problema de saúde subjacente e podem fornecer suporte e recursos para ajudar você a lidar com os sintomas.
