Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Estudo sugere que impacto da Covid pode equivaler a envelhecimento de 10 anos do cérebro

Foto: Pixabay
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Um estudo realizado pelo King’s College London, no Reino Unido, mostrou que os efeitos da covid-19 no cérebro podem equivaler a um envelhecimento de 10 anos. A pesquisa, publicada na revista científica The Lancet, analisou os dados de 3.335 pessoas que foram infectadas pelo vírus e tiveram sintomas prolongados.

Os participantes foram divididos em três grupos: aqueles que nunca contraíram o vírus, os que se consideraram totalmente recuperados e os que ainda estavam se sentindo afetados pela covid-19. Todos eles fizeram testes de desempenho cognitivo entre 2021 e 2022.

Os resultados mostraram que os participantes do grupo que ainda estava se sentindo afetado pela covid-19 tiveram um desempenho pior nos testes de memória de trabalho, atenção, raciocínio e controle motor do que os outros dois grupos. A diferença foi mais pronunciada nos participantes que tiveram sintomas por três meses ou mais.

Os pesquisadores acreditam que os danos ao cérebro causados pela covid-19 podem ser causados por uma série de fatores, incluindo a inflamação, a formação de coágulos sanguíneos e a morte das células cerebrais. Eles ainda estão estudando os efeitos de longo prazo da covid-19 no cérebro, mas acreditam que o estudo fornece evidências de que a doença pode ter um impacto significativo na função cognitiva.

A pesquisa é um alerta para as pessoas que foram infectadas pela covid-19 e estão tendo sintomas prolongados. É importante buscar ajuda médica se você estiver se sentindo cansado, com dificuldade de concentração ou com outros problemas cognitivos. Os médicos podem ajudar a identificar e tratar qualquer problema de saúde subjacente e podem fornecer suporte e recursos para ajudar você a lidar com os sintomas.

Foto: Getty Images

Últimas Notícias
Últimas Notícias