Fotógrafo hispano-brasileiro Enrique Martín-Ambrosio destaca o movimento migratório inverso na Casa do Brasil
A capital espanhola se prepara para receber uma exposição única e envolvente, que lança luz sobre a história dos “Retornados”. Enrique Martín-Ambrosio, renomado fotógrafo com raízes tanto na Espanha quanto no Brasil, apresentará “Retornados: Uma história de baianos na África” na Casa do Brasil a partir de 23 de janeiro até 10 de março.
A mostra cuidadosamente curada desvenda o movimento migratório que desafiou as convencionalidades do tráfico de escravizados, marcando uma inversão de caminho ao promover o retorno de descendentes africanos do Brasil para o continente de seus ancestrais. Enrique, que já viveu em Salvador, explora a dolorosa jornada em que os escravizados foram arrancados da Costa dos Escravos e vendidos como mercadorias na América.
A abertura da exposição coincidirá com a realização da FITUR, a maior feira de turismo da Espanha, de 24 a 28 deste mês. A presença de importantes personalidades espanholas e brasileiras, bem como representantes do setor turístico espanhol especializado no Brasil, contribuirá para fortalecer as ações promocionais realizadas pelo Ministério do Turismo durante o mesmo período, destacando o Brasil como destino.
Além de ser uma celebração da rica história do povo baiano, a exposição presta homenagem a uma figura fundamental na vida e obra de Enrique Martín-Ambrosio: o fotógrafo e antropólogo franco-brasileiro Pierre Fatumbi Verger. Enrique destaca, “Esses temas foram abordados por Verger em seus livros, estudos e fotografias. Na exposição, teremos a honra de apresentar alguns de seus trabalhos originais, consolidando-se como uma das maiores referências no estudo da religiosidade e da cultura dos Agudás”.
Foto: Divulgação