Neste sábado (9), o mundo perdeu um dos grandes pensadores contemporâneos. Domenico De Masi, sociólogo italiano e autor do aclamado best-seller “O Ócio Criativo”, faleceu aos 85 anos.
Amigo íntimo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, De Masi também era cidadão honorário do Rio de Janeiro. O Movimento 5 Estrelas (M5S) italiano confirmou o falecimento, sem divulgar a causa.
Os eurodeputados da sigla destacaram a herança intelectual de De Masi, que promoveu ideias inovadoras desde o “ócio criativo” até o “trabalho ágil”, sempre em defesa dos direitos sociais e civis.
O ministro dos Negócios e do Made in Italy, Adolfo Urso, lembrou De Masi como uma personalidade “extraordinária, aberta e nunca banal”.
Domenico De Masi, que visitou Lula em Curitiba e se reuniu com o ex-presidente em Roma recentemente, deixou um legado valioso. Além de “O Ócio Criativo”, escreveu obras como “Desenvolvimento Sem Trabalho”, “A Emoção e a Regra” e “O Futuro do Trabalho”.
Ele também foi professor emérito de sociologia do trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde exerceu a função de reitor da faculdade de ciências da comunicação.
Imagem: Ricardo Stuckert/PR