As funções do coração transplantado no apresentador Fausto Silva, o Faustão, estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas. O comunicado foi assinado por médicos do hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta segunda-feira (28).
Faustão, de 73 anos, recebeu o novo coração no domingo (27). O órgão, que era de um homem de 35 anos, veio de Santos, no litoral paulista, de helicóptero.
Segundo o boletim médico, Faustão continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e respirando com auxílio de ventilação mecânica. Seu estado clínico foi classificado como “estável”.
Como foi o transplante do Faustão?
Faustão estava internado desde 5 de agosto com um quadro de insuficiência cardíaca. Ele foi incluído na lista de transplantes no dia 8 de agosto e recebeu o órgão 20 dias depois.
De acordo com a Secretária de Saúde de São Paulo, a partir do momento em que houve a disponibilidade do órgão, o sistema selecionou doze pacientes que atendiam aos requisitos para o transplante.
Destes, quatro tinham prioridade. Faustão ocupava a segunda posição nesta lista e recebeu o órgão depois de a equipe do paciente que estava em primeiro lugar na lista de prioridade recusar o órgão.
Mulher de Faustão agradece família de doador
Após o transplante, a mulher de Faustão, Luciana Cardoso, compartilhou uma carta de agradecimento à família do doador. Ela disse que a família “disse sim e permitiu que não só o Fausto pudesse ter mais tempo ao lado dos filhos, como tantos outros receptores que hoje estão comemorando essa recuperação”.
O que vem a seguir?
Faustão deve permanecer na UTI por mais alguns dias para que os médicos possam monitorar a adaptação do seu organismo ao novo coração. Se tudo correr bem, ele será transferido para um quarto e, posteriormente, poderá ir para casa.
Transplante de coração no Brasil
O Brasil tem a maior rede de transplantes de coração do mundo. Em 2022, foram realizados 1.263 transplantes, sendo 1.085 em adultos e 178 em crianças.
A lista de espera para transplante de coração no Brasil é de cerca de 400 pessoas.
Foto: @joaosilva