Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

FENABA: Festival Inédito de Artesanato Traz Cultura, Moda e Grandes Shows para Salvador

Foto: Ricardo Prado
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Evento reúne 235 expositores, desfiles, gastronomia e apresentações de Paulinho da Viola, Mariene de Castro e Jau.

Hoje, dia 17 de maio, começa o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA, um evento de dimensão inédita em Salvador que celebra a riqueza e diversidade do artesanato brasileiro. A Arena Fonte Nova será palco de uma programação variada que inclui feira de produtos com 235 estandes, desfiles de moda artesanal, espaço infantil, gastronomia, manifestações culturais, shows de grandes artistas nacionais, salão de negócios e oficinas de qualificação. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará presente na abertura oficial às 18h.

Os ingressos gratuitos estão disponíveis online e o festival acontece de 17 a 19 de maio, esperando receber cerca de 3.500 visitantes por dia.

A Riqueza do Artesanato Brasileiro

O FENABA destaca a diversidade cultural do artesanato, reunindo mais de 200 artesãos das 20 Rotas do Artesanato da Bahia e de outros estados brasileiros como Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Sergipe, São Paulo e Distrito Federal. Os visitantes poderão apreciar uma variedade de técnicas artesanais, incluindo renda, bordado, tecelagem, cerâmica, entalhe em madeira, crochê, ourivesaria e muitos outros. O festival também promoverá políticas públicas para o desenvolvimento do artesanato, valorizando os artistas e fomentando a geração de trabalho e renda.

Empreendedorismo Feminino em Destaque

Com uma forte presença feminina entre as expositoras, o festival celebra o empreendedorismo feminino no artesanato. Entre os destaques está a mestra artesã Maria do Carmo Amorim, de Saubara, conhecida por suas rendas de bilro. Ela é fundadora da Associação de Artesãos de Saubara, que reúne 53 artesãs, e destaca a importância do FENABA para a valorização e reconhecimento do artesanato baiano.

Programação Diversificada e Espaços Temáticos

O festival acontece nos Níveis 6, 7 e 8 da Arena Fonte Nova, com diferentes espaços dedicados ao artesanato e cultura. No Nível 6, a feira de produtos, o espaço gastronômico, o parque infantil, o Salão de Negócios e um mini palco para apresentações artísticas e musicais. No Nível 7, os visitantes encontrarão o “Espaço Mestras e Mestres” e o “Espaço dos Povos Originários e Tradicionais”. No Nível 8, o auditório recebe o 2º Encontro de Artesãs e Artesãos Artesanato da Bahia e painéis sobre empreendedorismo feminino e negócios no artesanato.

Atrações Artísticas de Peso

O palco principal do FENABA, montado na área externa do Nível 7, receberá shows de grandes nomes da música baiana e nacional. Na abertura (17), Mariene de Castro e o projeto Autorais darão o tom da festa. No dia 18, Paulinho da Viola se apresenta em clima de encerramento da turnê comemorativa de seus 80 anos, seguido pela banda Sambaiana e o humorista Matheus Buente. No encerramento, dia 19, Jau e convidados animam o público.

Serviço

1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA

Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6, 7 e 8)
Horário da Feira:
17/05 (sexta-feira): das 14h às 22h
18/05 (sábado): das 13h às 22h
19/05 (domingo): das 13h às 20h
Encerramento do Evento: 17 e 18/05 – 23h | 19/05 – 20h30
Acesso: Ladeira da Fonte
Entrada: Gratuita
Ingressos: Clique aqui para obter ingressos gratuitos
Estacionamento: Nível 2 (Entrada pelo Dique) – R$ 20
Descontos: Servidores públicos do estado têm descontos entre 5% e 15% nas compras de produtos.

Atrações Artísticas:

17/05: Mariene de Castro e Autorais
18/05: Paulinho da Viola, Sambaiana e stand-up com Matheus Buente
19/05: Jau e convidados

Últimas Notícias
Últimas Notícias