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Filme da Barbie impulsiona produtos e retoma tendência Barbiecore

Burger King Brasil/Divulgação
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A tendência “Barbiecore” é uma aposta do varejo para deslanchar vendas. O lançamento do filme Barbie, dirigido por Greta Gerwig, trouxe a Mattel de volta aos holofotes como há muito tempo não se via. A companhia de brinquedos viu seus papéis na bolsa de valores subirem impressionantes 20%, e seu maior concorrente de capital aberto, a Hasbro, cresceu 5% no mesmo período.

Com o filme apontando para um faturamento acima de 100 milhões de dólares (447 milhões de reais) em sua semana de estreia, somente nos Estados Unidos, e virando a maior estreia no Brasil desde 2002, diversas varejistas resolveram se associar à imagem da boneca para expandir suas vendas. No Brasil, os acordos de licenciamento abarcam desde rivais do mundo da moda, como C&A, Renner e Riachuelo, até modelos de sandálias da Piccadilly, Melissa e Ipanema. Há também parcerias no ramo da alimentação (Biscoitê e Burger King), esmaltes e itens escolares.

À frente da operação brasileira da Mattel, a executiva Valeria González diz que cada parceria feita tem a aprovação da empresa. “A marca tem relevante impacto cultural e tem como propósito se tornar uma plataforma global de empoderamento com a linha de produtos e conteúdo próprio de entretenimento. Desde que a marca chegou a Brasil (em 1989), temos parcerias com marcas estratégicas”, diz González, gerente geral da empresa no país.

Com o consumo andando de lado em meio a um cenário de crédito apertado, a associação das marcas à tendência “Barbiecore” é uma forma para deslanchar as vendas. “Quando você tem um hit, um grande blockbuster cinematográfico, normalmente isso gera uma explosão de mídia, de demanda e de engajamento, como aconteceu com a série Harry Potter e tudo que está relacionado ao universo dos super-heróis”, aponta o consultor Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail. “Para a Mattel, isso é ótimo, porque o grande negócio da empresa, em termos financeiros e econômicos, não é vender brinquedo, e sim licenciamento. É uma forma de criar receita em cima do uso de venda de direitos sobre propriedades intelectuais, com personagens que têm muito valor emocional e aspiracional para as pessoas.”

Além de criar um combo em seu cardápio com opções que se remetem à famosa boneca, o Burger King resolveu transformar uma de suas principais unidades, em uma região nobre de São Paulo, em uma verdadeira “casa da Barbie”, com cenários convidativos para fotos com o tema do filme. Mesmo outras empresas que não são parceiras oficiais da Mattel acabam surfando essa onda, como o Starbucks, que viu uma combinação insólita de seu frapuccino ganhar fôlego na boca dos clientes: o frapuccino de baunilha ou chocolate branco com adicionais de pitaya e blueberry, virou o “frapuccino da Barbie” nas redes sociais.

Em 2022, a venda de itens licenciados de marcas cresceu 12,3% no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), levando o país ao oitavo mercado com maior faturamento. Embora crescente, o mercado vê seu potencial ser mitigado devido à pirataria. A prática consiste em usar indevidamente a marca de uma propriedade intelectual para promover produtos ou serviços.

“A pirataria não é prejudicial apenas para o mercado de licenciamento, mas para o mercado de produtos como um todo. Suas consequências vão muito além dos prejuízos financeiros, pois os produtos piratas possuem baixa qualidade e nenhuma garantia de segurança, oferecendo grande risco ao consumidor”, aponta González, da Mattel. “Para ajudar no combate à pirataria, investimos na erradicação de práticas irregulares nos setores onde nossos produtos estão presentes, com ações voltadas à conscientização de consumidores e empresários, levantamento de informações sobre o tema e apoio ao trabalho das prefeituras do Brasil.”

A tendência “Barbiecore” é uma oportunidade para o varejo deslanchar vendas e gerar novos negócios. No entanto, é importante que as empresas estejam cientes dos riscos da pirataria e tomem medidas para combatê-la.

Riachuelo traz tendência Barbiecore para nova coleção (Crédito: Divulgação)