Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Físico Peter Higgs, Descobridor do Bóson de Higgs, Falece aos 94 Anos

Foto: SEAN DEMPSEY/PA WIRE
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O renomado físico Peter Higgs, conhecido por sua teoria revolucionária sobre o bóson de Higgs, partícula fundamental para o entendimento da massa no universo, faleceu aos 94 anos. A Universidade de Edimburgo, onde Higgs lecionava, confirmou o falecimento após uma breve doença.

Peter Higgs ganhou destaque na comunidade científica por sua teoria proposta em 1964, que previa a existência do bóson de Higgs, apelidado de “partícula de Deus”. Sua contribuição foi fundamental para a compreensão da origem da massa das partículas elementares.

A confirmação da existência do bóson de Higgs ocorreu em 2012, quase 50 anos após a teoria de Higgs, graças ao Grande Colisor de Hádrons. A descoberta foi considerada um dos maiores avanços na física das últimas décadas e rendeu a Higgs o Prêmio Nobel de Física em 2013, compartilhado com François Englert.

A teoria de Higgs e a descoberta do bóson de Higgs foram marcos na história da física moderna, consolidando o nome de Peter Higgs como um dos grandes cientistas do século XXI.

Evento registrado na imagem mostra características esperado da interação do bóson de Higgs com um par de fótons (linhas amarelas tracejadas e torres verdes).Imagem: Colaboração, CMS

Últimas Notícias
Últimas Notícias