A nave mais poderosa da história, a Starship da SpaceX, explodiu minutos após o lançamento na última quinta-feira (20), sem tripulação a bordo. O propulsor (Super Heavy) não se separou da cápsula da Starship, o que levou à explosão da nave no céu, após cerca de quatro minutos da decolagem, em Boca Chica, no Texas.
Apesar do resultado, a SpaceX celebrou o sucesso em atingir o objetivo principal de tirar a espaçonave do solo. Segundo a agência Reuters, o bilionário Elon Musk e os funcionários da empresa comemoraram o avanço para tornar a vida multiplanetária.
A Starship foi projetada para transportar pessoas e carregar em futuras missões à Lua e Marte, abrindo caminho para voos interplanetários com até 100 pessoas a bordo. Apesar do problema no lançamento, a SpaceX tem grandes feitos em exploração espacial, como a missão histórica Inspiration4, que levou civis para mais longe do que astronautas nos últimos tempos.
A empresa espera continuar aprendendo com os testes da Starship para melhorar sua confiabilidade, conforme busca novos desafios em direção a uma vida multiplanetária.

Foto: PATRICK T. FALLON / AFP/ Go Nakamura/Reuters