Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Fórum de Tecnologia Digital na Arábia Saudita Impulsiona Agenda de Diversificação Econômica

Foto: Leon Neal/Getty Images
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

No próximo dia 18 de outubro, Riad, a capital da Arábia Saudita, será palco do aguardado Fórum de Tecnologia Digital. O evento, organizado pela Comissão de Comunicações, Espaço e Tecnologia em colaboração com o Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação, tem como objetivo central evidenciar os esforços do reino na direção de uma economia mais direcionada e menos dependente do petróleo.

O tema do fórum deste ano, “Software pioneiro para uma economia digital próspera”, está alinhado com a ambiciosa agenda “Visão 2030” do país. A Arábia Saudita busca, por meio dessa visão, promover um salto qualitativo em seu desenvolvimento econômico e social.

Um dos principais pontos em pauta durante a terceira edição do fórum será uma discussão sobre os impactos do mercado de software no fomento da economia digital. Estratégias para fortalecer a eficiência da infraestrutura digital do reino também serão abordadas, juntamente com temas específicos, como a adoção de tecnologias como low code (que visa a otimização do uso de dados) e o fomento ao uso de softwares de código aberto e microsserviços.

O Arábia tem avançado significativamente em sua aposta no setor de tecnologia saudita. Somente no ano passado, o país atraiu investimentos de aproximadamente US$ 9 bilhões de grandes empresas de tecnologia. A construção de data centers, estruturas cruciais para o processamento e armazenamento de dados, tornou-se uma constante, com gigantes do setor como Microsoft e Oracle estabelecendo presença no país.

Em 2022, a Arábia Saudita registrou um aumento de 350% no interesse de empresas por informações sobre o país em comparação com o ano anterior. Além disso, 600 empresas participaram do leilão inaugural do espectro global, destinado a fornecer serviços de internet em todo o espaço aéreo saudita.

A “Visão 2030”, iniciativa anunciada em 2016 pelo príncipe herdeiros Mohammad bin Salman, estabelece três metas fundamentais: reduzir a dependência do país em relação ao petróleo, atrair investimentos e promover uma imagem mais amigável aos países ocidentais, e fortalecer a posição da Arábia Saudita como um hub global, conectando Ásia, Europa e África.

A expectativa é de que até US$ 620 bilhões provenientes do fundo soberano saudita sejam investidos em projetos de tecnologia, energia, entretenimento e esportes.

Um exemplo tangível desse desenvolvimento é Neom, uma cidade futurista sendo construída na costa do Mar Vermelho. Com uma área de 26,5 mil km², a cidade será um centro de inovação e sustentabilidade, dividido em quatro regiões específicas, cada uma com seus propósitos específicos.

O evento promete ser um marco importante no caminho da Arábia Saudita em direção a uma economia mais diversificada e voltada para o futuro.

Foto: Reprodução