Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Gabriel Medina Conquista Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Brasileiro vence Alonso Correa e conquista sua primeira medalha olímpica da carreira

O maior surfista brasileiro da história, Gabriel Medina, garantiu uma medalha nos Jogos Olímpicos de Taiti ao vencer o peruano Alonso Correa na disputa pelo terceiro lugar, realizada em Teahupoo nesta segunda-feira. Esta vitória marca a primeira medalha olímpica da carreira do tricampeão mundial, que terminou em quarto lugar nos Jogos de Tóquio.

Medina enfrentou dificuldades na semifinal, onde perdeu para o australiano Jack Robinson em uma bateria quase sem ondas. Precisando de uma nota 6.01 para virar o placar após uma onda surfada por Robinson, Medina viu o mar se acalmar e não conseguiu pegar outra onda antes do cronômetro zerar, decretando sua derrota.

Diferentemente da semifinal, a disputa pelo bronze contra Alonso Correa foi mais agitada. Medina somou 15.54 pontos, superando o peruano e garantindo a terceira colocação para o Brasil. A bateria teve 35 minutos de duração, cinco a mais que as outras, para aumentar a emoção da disputa. Correa começou bem, com uma nota 6.83, mas Medina rapidamente assumiu a liderança com notas de 7.77 e 7.77, garantindo a vitória.

Caminho de Gabriel Medina até a Disputa pelo Bronze

Primeira Fase

Na primeira fase, Gabriel Medina enfrentou o japonês Connor O’Leary e o salvadorenho Bryan Perez. Em uma bateria de notas baixas, Medina aproveitou as oportunidades quando as ondas surgiram, terminando com 13.50 pontos (7.17 + 6.33) e avançando diretamente para as oitavas de final.

Oitavas de Final

Nas oitavas, Medina enfrentou Kanoa Igarashi, seu algoz nas Olimpíadas de Tóquio. Desta vez, o brasileiro dominou a bateria, surfando um tubo incrível logo no início e marcando 9.90 pontos, seguido por 7.50, totalizando 17.40 pontos. Assim, Medina avançou para as quartas de final, deixando o japonês em combinação.

Quartas de Final

Nas quartas de final, Medina enfrentou o compatriota João Chianca em condições de mar difíceis. Medina abriu a bateria com um tubo, conseguindo 6.67 pontos, seguido por um 8.10. Chianca tentou reagir, mas Medina manteve o controle da prioridade, bloqueando o adversário e avançando para a semifinal com um total de 14.77 pontos.

Semifinal

A semifinal foi marcada pela tensão desde o início, com Medina e Robinson disputando a prioridade. O australiano abriu a pontuação com 4.50, seguido por Medina com 6.33. Robinson encontrou a melhor onda do dia, marcando 7.83 e assumindo a liderança. Medina, sem oportunidades no mar por mais de 10 minutos, não conseguiu virar a bateria, terminando com apenas uma onda surfada.

Histórico do Surfe nos Jogos Olímpicos

Pela segunda vez na história, o surfe foi disputado nos Jogos Olímpicos. Na edição anterior, em Tóquio, Italo Ferreira conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Em Paris, Medina novamente perdeu na semifinal, mas garantiu o bronze na disputa contra Alonso Correa. Jack Robinson, que venceu Medina na semifinal, avançou para enfrentar Kauli Vaast na final masculina, enquanto Tatiana Weston-Webb disputou a medalha de ouro contra Caroline Marks.

Gabriel Medina, um dos maiores surfistas de todos os tempos, agora acrescenta a medalha de bronze olímpica ao seu impressionante currículo.

Foto: Jerome BROUILLET / AFP