Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Gibi da Turma da Mônica vira material escolar sobre arquitetura no Paraná

Imagem: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O Instituto Maurício de Sousa, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), desenvolveu um gibi especial da Turma da Mônica para o projeto CAU Educa, com o objetivo de abordar o universo da profissão nas aulas.

Serão impressos 100 mil exemplares dessa história em quadrinhos exclusivos, que serão distribuídos a partir de agosto para escolas no Paraná e em ações sociais pelo país. A protagonista da história será a mãe de Mônica, Dona Luísa, que além de dona de casa, também é arquiteta e urbanista.

Além do gibi, uma cartilha com atividades e jogos relacionados à profissão será desenvolvida para as crianças, contando com ilustrações dos personagens da Turma da Mônica, caça-palavras, labirinto, jogo dos erros, cruzadinha e desenhos para colorir.

O projeto CAU Educa já beneficiou muitas crianças entre 6 e 10 anos, com aulas lúdicas de aproximadamente uma hora. Durante as atividades, os alunos aprendem sobre a importância da arquitetura e urbanismo para a saúde das pessoas e o desenvolvimento das cidades.

Os materiais usados ​​nas aulas incluem blocos de montar, papel, caneta, tesoura e até macarrão para a construção de maquetes de bairros. Também é ensinada a importância da luz solar para as edificações.

Além disso, os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma experiência virtual por meio de óculos de realidade virtual, visitando diferentes cidades do mundo, como a Disney e as Pirâmides do Egito.

O projeto CAU Educa foi considerado às diretrizes educacionais da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil.

Essa iniciativa visa despertar nas crianças o interesse pela arquitetura e urbanismo, mostrando que elas podem ser agentes de transformação e contribuir para um melhor ambiente.

Imagem: Instituto Maurício de Souza

Fonte: CNN Brasil