Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Google homenageia a primeira médica brasileira formada pela UFBA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Rita Lobato de Freitas, pioneira na medicina e na política, é celebrada com um Doodle especial

Nesta sexta-feira (7), o Google homenageou com um Doodle os 158 anos do nascimento de Rita Lobato de Freitas, a primeira médica formada no Brasil. Graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Rita também foi a segunda médica da América Latina e a primeira vereadora do Rio Grande do Sul. O Doodle é visível apenas para usuários no Brasil.

Quem foi Rita Lobato?

Rita Lobato de Freitas nasceu em São Pedro do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 7 de junho de 1866. Ela iniciou seus estudos em medicina no Rio de Janeiro aos 17 anos, mas foi transferida para Salvador, na Bahia, após um ano, devido a problemas de saúde de seu irmão. Essa informação é confirmada por Francisco Bruno Lobo, historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Aos 21 anos, Rita se formou como a primeira médica do país, conseguindo abreviar seu tempo na universidade ao realizar exames avançados, concluindo o curso de seis anos em apenas quatro. Sua tese de doutoramento, intitulada “O paralelo entre os métodos preconisados na operação cesariana”, foi apresentada em 30 de setembro, defendida em 24 de novembro e aprovada com distinção. Rita colou grau no dia 10 de dezembro de 1887, e seu diploma foi expedido em 31 de julho de 1888.

Além de sua carreira médica, Rita Lobato de Freitas fez história ao se tornar a primeira vereadora do Rio Grande do Sul, destacando-se não só na medicina, mas também na política.

Com essa homenagem, o Google destaca a importância de Rita Lobato de Freitas na história da medicina e da política brasileira, lembrando sua contribuição pioneira e seu legado duradouro.

fotos Reprodução

Últimas Notícias
Últimas Notícias