Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Google Revela Gemini 1.0: Uma revolução na Inteligência Artificial

Créditos: Reprodução/Google
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Saiba tudo sobre o mais recente avanço da Google na IA.

O Google introduziu o Gemini, sua mais recente inovação em inteligência artificial (IA), nesta quarta-feira (6), marcando um avanço significativo no desenvolvimento de modelos de linguagem e compreensão de informações.

Este modelo foi submetido a extensos testes, superando 30 dos 32 pontos de referência acadêmicos, consagrados na pesquisa e no aprimoramento de grandes modelos de linguagem.

O Gemini demonstra uma capacidade excepcional de compilar, compreender e manipular uma variedade de informações, incluindo textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação.

De acordo com a Google, essa inovação promete revolucionar a forma como desenvolvedores e empresas lidam com soluções baseadas em IA, proporcionando melhorias substanciais em diversos aspectos.

A versão inicial, Gemini 1.0, é otimizada em três modos distintos, atendendo a diferentes necessidades:

  • Gemini Ultra: Ideal para tarefas altamente complexas.
  • Gemini Pro: Escalável para uma ampla variedade de tarefas.
  • Gemini Nano: Eficiente para dispositivos móveis.

Ao contrário dos métodos convencionais, que envolviam a criação de modelos separados para modalidades distintas, o Gemini cria um modelo multimodal de IA nativo, treinado previamente em diferentes modalidades. Isso permite ao modelo compreender e raciocinar sobre diversos tipos de informações desde o início.

Aplicações Imediatas e Futuras

A partir de hoje (6), o Bard com Gemini Pro está disponível em inglês em mais de 170 países, oferecendo capacidades de compreensão, resumo, raciocínio e planejamento.

O Google também lançou o Gemini para o Pixel 8 Pro, o primeiro smartphone projetado para suportar o Gemini Nano.

Nos próximos meses, a empresa promete integrar o Gemini em outros produtos, como a Busca, Ads, Chrome e Duet AI.

Disponibilidade para Desenvolvedores e Clientes Corporativos

A partir da próxima quarta-feira (13), desenvolvedores e clientes corporativos do Google terão acesso às capacidades avançadas do Gemini por meio da API do Gemini no Google AI Studio ou Vertex AI.

O Google AI Studio é uma ferramenta baseada na web, gratuita para desenvolvedores e clientes corporativos, que permite a criação rápida de protótipos e aplicativos, fornecendo uma chave de API para acesso.

No início de 2024, o Google promete lançar o Bard Advanced, oferecendo uma nova experiência de IA avançada, com acesso aos melhores modelos e capacidades, começando pelo Gemini Ultra.

Créditos: Reprodução/Google