Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Governo de Minas investe R$ 3,7 milhões para aprimorar qualidade da cachaça

Foto: Marcello casal JR/Agência Brasl
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Centro de Referência em Lavras Recebe Fundos para Apoiar Produtores de Todo o País

O Governo de Minas Gerais está investindo R$ 3,7 milhões na melhoria da qualidade da cachaça mineira. Os recursos foram destinados ao Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), com o objetivo de prestar assistência técnica a produtores de cachaça de todo o Brasil.

Inaugurado recentemente, o CRAQC foi estruturado com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O centro será um ponto de referência para análises de qualidade, auxiliando tanto pequenos quanto grandes produtores.

Marcelo Speziali, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, destacou a importância do centro: “A estruturação de um laboratório para análise de cachaças impacta de diversas formas. Teremos um produto mineiro com qualidade crescente, beneficiando a economia do estado e proporcionando certificações importantes para os produtores”.

Para que a cachaça receba certificação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é necessário que a bebida atenda aos 20 Parâmetros de Identidade e Qualidade (PIQs). O CRAQC está capacitado para emitir os laudos necessários, assegurando a conformidade das cachaças mineiras com os padrões exigidos.

Fernando Passalio, secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, ressaltou a relevância desse processo: “A cachaça de Minas é tradicional e apreciada no Brasil e no exterior. A certificação atesta a qualidade do nosso produto, traz credibilidade e coloca Minas como um produtor de destaque”.

Com os laudos emitidos pelo CRAQC, os produtores mineiros ganham a garantia de que suas cachaças são de alta qualidade, fortalecendo o setor e impulsionando a economia local.