google.com, pub-6509141204411517, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Revista Nova Imagem - Portal de Notícias

Nos acompanhe pelas redes sociais

Governo Federal anuncia incentivos para redução de acidentes de trânsito nos Municípios

Foto: Romildo de Jesus
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

O governo federal lançou um plano ambicioso visando a redução significativa de acidentes de trânsito em todo o país. O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) estabelece como meta a diminuição de 50% nos casos de feridos e mortos nas vias até o ano de 2030.

De acordo com a Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes, a maioria esmagadora, quase 80%, das fatalidades ocorre em apenas 20% dos municípios, o que abrange cerca de 1,2 mil cidades com uma população acima de 30 mil habitantes. Atualmente, o Brasil lamentavelmente registra uma média de 25 mil óbitos anuais nas vias.

O Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, assegurou que a pasta proverá assistência técnica aos municípios, apresentando as melhores práticas aos gestores locais. O progresso na implementação das metas será devidamente monitorado pela secretaria.

Esta iniciativa foi anunciada por ocasião da abertura da Semana Nacional do Trânsito, evento anual que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, com o enfoque deste ano centrado na segurança viária.

Paralelamente, também acontece a Semana Nacional da Mobilidade, que culmina no Dia Mundial sem Carro em 22 de setembro. Nesta mesma data, o governo tem previsto apresentar um plano destinado a promover o uso de bicicletas como meio de transporte.

Brasília (DF) 18/09/2023 – Semana Nacional do Trânsito começa nesta segunda-feira, com o tema No trânsito, escolha a vida, o objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil